Entrega do “Kit Covid” em Irati gera discussões
Desde segunda-feira (24), a Secretaria de Saúde de Irati alterou o procedimento de atendimento às pessoas que procuram a Unidade Sentinela de testagem da Covid-19. Junto ao teste e atendimento médico, passou a ser fornecido um kit com sete medicamentos.
O kit tem Ivermectina, Azitromicina, Hidroxicloroquina, Zinco Quelato, Vitamina D, AAS, Dipirona ou Paracetamol. O paciente leva para a casa e, quando sair o resultado, o médico diminuirá ou aumentará a medicação, conforme o caso.
A entrega do kit, conhecido como “tratamento precoce” levou o Ministério Público, através da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Irati, a notificar o município para apurar, a existência de amparo legal e científico para distribuição do kit.
De acordo com o Município, o novo protocolo adotado tem embasamento em orientação recebida, anteriormente, do Ministério da Saúde e prevê, além do esclarecimento sobre a falta de comprovação científica, a autorização expressa do paciente, com assinatura de um termo.
Antes do dia 24, medicação era repassada somente após os pacientes testarem positivo para Covid-19.
Atendimento
O município possui o Plantão 24h para atender a população, pelo telefone (42) 99134-2856, e a Unidade Sentinela da Covid-19 atende, diariamente, das 8h às 19h, e está funcionando no Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, na Rua Vitória Monte Castelo.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMI e Najuá
Foto: Assessoria PMI

