Unicentro confirma intenção de doar área para construção do IML em Irati

Por Redação 3 min de leitura

Universidade deve discutir internamente qual será o espaço e a medida do terreno a ser doado para a realização da obra, orçada em aproximadamente R$ 7 milhões

Em reunião realizada na segunda-feira, 17, no campus de Irati, a reitoria da Unicentro confirmou a intenção de doar uma área para a construção de uma unidade do Instituto Médico-Legal (IML) no município – obra foi orçada em aproximadamente R$ 7 milhões. A universidade vai discutir internamente qual a medida e a localização do terreno a ser doado para a obra, pois existem espaços que são utilizados para projetos de extensão, conforme explica o reitor, professor Fábio Hernandes.

“Este espaço não poderá ser próximo aos blocos das salas de aulas, mas terá que ser em um outro local do campus, com acesso preferencialmente à BR 153. Ainda temos que discutir isto porque temos alguns experimentos. Caso a comunidade compreenda e deliberemos a favor deste espaço nas dependências da Unicentro, que seja próximo à BR 153 para que haja um acesso exclusivo”, salientou.

A necessidade de implantação do IML é uma demanda antiga da comunidade iratiense. O prefeito Jorge Derbli disse que a Prefeitura poderá auxiliar na implantação do projeto. “Se conseguirmos, agora com a ajuda dos deputados, independente de qual for, com a união de todos e da sociedade civil, da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da Unicentro, que o IML seja implantado na Unicentro e precisar fazer um acesso pela BR 153, disponibilizei a Prefeitura para fazermos esta obra de acesso, pois temos 33 alqueires de área da Unicentro. Ao mesmo tempo, se houver dificuldades, a Prefeitura se dispõe a doar um terreno ao Estado para a construção”, frisou o prefeito.

Em entrevista à rádio Najuá, o deputado estadual Emerson Bacil anunciou que os recursos para que a obra tenha início já estão previstos em uma emenda parlamentar acrescentada à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Paraná para 2022, a ser aprovada ainda neste ano. “A questão orçamentária é fundamental. Eu coloquei em uma emenda, a 163/2021, a indicação, dentro do que nos cabe, na LDO que vai ser aprovada neste ano, a construção do IML. Prospectamos isto dentro da LDO do Estado do Paraná, é uma das primeiras situações do orçamento”, pontuou.

Para que os recursos sejam liberados, é preciso analisar a viabilidade de aprovação das indicações de deputados federais e estaduais, segundo o deputado. “É uma questão de construção, de buscar caminhos. Temos que ver a viabilidade das indicações de deputados federais e estaduais, assim como foi feito em Ponta Grossa, mas é passo a passo. Não podemos começar do fim, mas sim de onde qualquer obra é feita, terreno e projeto. Tem isto? Agora o próximo passo não é o Emerson que vai dizer, mas sim a sociedade organizada, juntamente com o Governo do Estado e os demais deputados”, frisou.

O delegado Paulo César Eugênio Ribeiro avaliou que a implantação do IML em Irati está bem encaminhada. “Isto vem a se somar a todos os esforços da sociedade civil. O IML é primordial, Irati é uma cidade que o comporta pelo seu tamanho e localização, muito bem localizada dentre os municípios próximos. Acredito que estas reuniões sejam para somar e fortalecer esta necessidade junto ao Governo do Estado”, comentou.

O delegado reforçou que a vinda do IML poderia resultar também em uma futura transformação da 41ª Delegacia de