Clínica Escola de Psicologia da Unicentro segue atendendo a comunidade em Irati

Por Redação 3 min de leitura

Além de cuidar da saúde do corpo, precisamos também dar atenção à saúde da mente. Neste sentido, a Clínica Escola de Psicologia da Unicentro oferece atendimentos gratuitos a todo o tipo de público, na faixa etária que vai desde a primeira infância até a velhice. Os atendimentos psicológicos são realizados de maneira individual ou em grupo, podendo ser presenciais, no Campus Irati, ou remotos.

“Neste momento, nós estamos desenvolvendo uma série de atividades que estão remotas também, continuando com o presencial, mas devido a todos os cuidados de aglomeração e tudo o mais, a gente também tem ofertado muitas coisas remotas, por internet ou por telefone, de modo que as pessoas tenham segurança em fazer seus atendimentos e possam fazê-lo em um local seguro, sigiloso, em que consigam se expressar”, explica a coordenadora da Clínica, professora Claudia Magnabosco Martins.

No caso de atendimentos presenciais, estudantes em estágio, professores supervisores e pacientes seguem todos os protocolos recomendados institucionalmente pela Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus. Além de atendimentos individuais, a Clínica Escola de Psicologia da Unicentro também oferece plantões psicológicos e atendimentos em grupos terapêuticos, que são direcionados a públicos específicos, como descreve a estudante Moema Fiuza de Campos, que faz estágio na Clínica. “Estou fazendo atendimentos psicológicos tanto na Clínica Escola, quanto atendimentos online, desenvolvendo a prática de psicoterapia e também realizando atendimentos com temáticas específicas, atendendo gestantes ou puérperas e também atendimentos específicos para pessoas que estão vivenciando algum processo de luto, que perderam algum familiar, alguma pessoa próxima, seja pela covid ou por outras questões”.

Outros grupos de terapia especializada ajudam os públicos mais diversos – trabalhadores, mães e pais, professores, adolescentes e pessoas atuantes na assistência social. A Clínica de Psicologia também tem oferecido algumas oficinas, como as de elaboração de currículos e de entrevistas de emprego, direcionadas a quem está desempregado ou precisa de uma realocação profissional. Esses grupos estão acontecendo ao longo deste mês de maio e são terapias de duração mais curta do que os acompanhamentos convencionais. Todos esses serviços foram reunidos em uma cartilha que sistematiza informações e contatos de cada tipo de atendimento. As práticas são conduzidas pelos próprios estudantes de Psicologia da Unicentro, com supervisão de docentes da universidade. Mas este não é o primeiro contato dos alunos com a prática.

Segundo a chefe do Departamento de Psicologia da Unicentro, professora Verônica Suzuki Kemmelmeier, os acadêmicos são preparados desde o primeiro ano do curso para a atuação clínica. “Os estágios de Psicologia são configurados em estágios básicos e profissionalizantes. No primeiro ano, eles têm um estágio que é mais de observação, de entendimento de quais são as áreas da Psicologia e como os profissionais de diversas áreas trabalham. Os alunos de terceiro e quarto ano já tem uma carga de intervenção um pouco maior, que envolve atividades e planejamento de grupos ou intervenções nas escolas, in