Primeiros 20 km de asfalto entre Irati São Mateus foram entregues para população
O governador Ratinho Júnior também autorizou, durante o evento, o início das obras entre a PR-364 e Rebouças, via Marmeleiro
Na manhã de segunda-feira (03), o governador Ratinho Júnior e o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, estivaram na região para fazer a entrega dos primeiros 20 quilômetros da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul. Também para assinar a autorização das obras entre Rebouças e a PR-364, via Marmeleiro, a PR-990.
A estrada Irati – São Mateus do Sul tem 49 quilômetros de extensão e, além do trecho concluído das obras, há várias frentes de trabalho da construtora Triunfo em ação para dar continuidade aos serviços de alargamento do traçado da via, terraplanagens, colocação de camadas de pedras de diferentes tamanhos e compactação dos materiais da base do pavimento. O investimento total na obra é de R$ 121 milhões e resulta da parceria entre o Governo do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A gestão da obra é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), e tem entrega prevista para o primeiro trimestre de 2022.
De acordo com o secretário Sandro Alex, a execução da obra já gera mais de trezentos empregos na região e, o governador frisa que investimentos em infraestrutura viária são imprescindíveis para motivar a industrialização, a geração de renda e fomentar a agricultura, ao tornar mais ágil e barato o escoamento da produção agrícola.
“Toda obra é importante para desenvolver uma região ou melhorar a vida das pessoas. É o caso desta obra que estamos visitando e liberando o primeiro trecho, que irá se tornar uma artéria de desenvolvimento”, disse Ratinho Júnior. E acrescentou: “Além disso, atraímos novas empresas, porque quem quer gerar emprego e montar indústria quer investir em regiões que tenham população trabalhadora e infraestrutura. Por isso, acredito que essa rodovia vai trazer uma nova realidade, se transformando em uma grande artéria para a região”.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, destaca que a obra era esperada há mais de quarenta anos pela população e terá impacto positivo direto na economia regional. “Para nós é o desenvolvimento, o crescimento da região, não só para quem trafega, para os agricultores, que ao longo da rodovia têm esta condição melhor de tráfego, para escoar a produção”, disse.
Fernanda Sardanha, prefeita de São Mateus do Sul, também enfatizou a característica agrícola predominante dos municípios das regiões Centro Sul e Sul, e o benefício da obra tanto para o setor agropecuário, como para os demais setores. “São Mateus é o 23º município no Paraná em desenvolvimento agropecuário. Por isso, o escoamento da safra dos nossos produtores vai ter um grande diferencial. Essa estrada vai proporcionar um desenvolvimento macro, que além da agropecuária, vai atingir a indústria e o comércio”, pontuou.
Na mesma linha de raciocínio, o prefeito de Rebouças Luiz Everaldo Zak cita que com a pavimentação das PRs 364 e 990, o Governo do Estado está “pensando estrategicamente a região”. “É um investimento que vai fazer toda a diferença para o nosso progresso, que vai marcar a história, que talvez daqui a 50, 100 anos, vai estar se falando da importância desta obra e do tamanho que foi o desenvolviment

