Fernanda Sardanha, 1ª prefeita mulher de São Mateus do Sul, relata conquistas e desafios deste o início do mandato
Neste mês de abril, foram atingidos os 100 primeiros dias de mandato dos prefeitos eleitos em 2020. Em algumas cidades, como São Mateus do Sul, mudanças significativas ocorreram. É a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo de chefe do Executivo Municipal.
“É um rompimento histórico, porque sou a primeira mulher a estar como prefeita de São Mateus do Sul e vejo que a mulher, principalmente na questão política, sempre tem que demonstrar, tem que provar que pode fazer, que tem competência, capacidade para isso”, afirma a prefeita Fernanda Sardanha.
Assistente social e servidora pública da Prefeitura de São Mateus do Sul há mais de vinte anos, já comandou a Secretaria de Saúde na gestão do prefeito Clóvis Ledur e foi vereadora entre 2017 e 2020. Entretanto, comandar o município é uma nova experiência, bem diferente, segundo Fernanda. “Muda muito, porque os desafios são muito maiores e as cobranças também”, conta a prefeita.
Nos primeiros meses de gestão, as maiores dificuldades foram para reorganizar os processos licitatórios, que estavam cancelados, e tiveram de ser refeitos para retomar as atividades. “A Secretaria de Obras foi a mais atingida com a falta das licitações, mas em momento algum deixou de trabalhar, pelo contrário, teve um trabalho destaque nestes 100 dias”, diz Fernanda.
Exemplo disso foi a atenção dada à área rural. Para a execução de reparos nas estradas devido às chuvas acima da média foi necessário esforço extra. “Teve a questão dos dias de chuva em janeiro, que afetou bastante a população do interior, principalmente em função da safra para escoar os produtos agrícolas. Então, foi feito um projeto de lei para atender em situação emergencial”, relata a prefeita.
Segundo ela, São Mateus do Sul possui mais de cinco mil quilômetros de estradas rurais, e ainda não foi possível atender a totalidade das vias devido à dimensão do município. “Mas foi atendida uma importante porcentagem dos agricultores”, conta.
Outra área que recebeu atenção especial foi a saúde, que teve a reorganização de atendimentos, com a utilização de servidores da saúde para o acolhimento das pessoas com Covid-19. “Ampliamos o atendimento sentinela, temos apoio do PA [Pronto Atendimento], com os profissionais capacitados, pois teve casos em que o paciente precisou ser entubado ali mesmo. O centro de fisioterapia também foi organizado com leitos, caso haja a necessidade de prestar este atendimento à população”, afirma Fernanda.
A Secretaria de Saúde também fez um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de mais profissionais da saúde e abriu credenciamentos para novos médicos.
De acordo com a prefeita, a decisão de ampliar os investimentos na saúde foi tomada a partir de uma enquete on-line feita com a população para definir prioridades. Além de melhorias no setor de saúde, outro anseio dos são-mateuenses é a geração de empregos, questão que também está sendo tratada.
Para direcionar as ações da gestão conforme as demandas populares, Fernanda visita as comunidades uma vez por semana, participa de reuniões, recebe os munícipes na prefeitura e instituiu o “Café com a prefeita”. “É um espa&

