Padre rio-azulense morre vítima da Covid-19

Por Redação 2 min de leitura

O padre rio-azulense, Silvano Surmacz, de 54 anos, faleceu na noite desta quarta-feira, 24, por complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado no hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, desde o dia 17 de março. Antes disso, o pároco já havia passado pelo hospital São Francisco de Assis, em Rio Azul, e Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), em União da Vitória. 

Inicialmente, o padre não necessitou de intubação. Porém, no domingo, 21, o estado de saúde dele piorou e houve necessidade de utilização do equipamento de respiração. Na segunda-feira, 21, ele foi sedado e passou a se alimentar apenas por sonda. Já nos dias seguintes, o quadro clínico se agravou resultando em sua morte às 19h30 desta quarta-feira, 24. 

Segundo a Diocese de União da Vitória, o padre faleceu após várias tentativas de reanimação por parte dos médicos. “Confiamos ao Senhor da Vida o descanso eterno de sua alma, e aos familiares, nossos sinceros e profundos sentimentos de solidariedade”, diz um trecho da postagem na página da Diocese nas redes sociais.

O pai do padre Silvano, Theodoro Surmacz, de 90 anos, também faleceu em virtude do coronavírus na quinta-feira passada, 18, no hospital São Francisco de Assis, em Rio Azul. Ele estava internado desde o dia 5 de março e tinha comorbidades (outras doenças associadas). Theodoro atuou mais de 40 anos no setor público como professor, secretário Executivo da Câmara e funcionário do setor de Saúde de Rio Azul, entre outras atividades desempenhadas. 

Texto: Da Redação/Najuá

Foto: Diocese de União da Vitória