Atividades não essenciais poderão abrir a partir de quarta-feira (10)

Por Redação 2 min de leitura

As medidas de enfrentamento à Covid-19 pelo Estado do Paraná foram atualizadas pelo governador  Ratinho Júnior e pelo secretário estadual da Saúde Beto Preto, no final da tarde desta sexta-feira (05), durante entrevista coletiva, no Palácio Iguaçu.

Na ocasião, o governador anunciou que haverá prorrogação, por mais dois dias –  segunda (08) e terça-feira (09) –, do decreto que determinou o fechamento das atividades não essenciais.

Portanto, a partir de quarta-feira (10), todas as atividades não essenciais poderão funcionar. Para evitar aglomerações no uso do transporte coletivo urbano, nos municípios com mais de 50 mil habitantes, o horário de funcionamento do comércio será a partir das 10h00 até as 17h00, com limitação de 50% de ocupação.

Nos sábados e domingos, o comércio deverá permanecer fechado.

O toque de recolher será mantido, às 20 horas.

As aulas poderão ser retomadas na rede particular a partir de quarta-feira (10). Na rede estadual de ensino as aulas começarão em sistema híbrido no dia 15 de março.  As escolas deverão funcionar com no máximo 30% de ocupação.

A Secretaria de Segurança Pública continuará fazendo a fiscalização de aglomerações e outras formas de descumprimento das normas  e emitindo multas.

Leitos Covid

Atualmente há 3.705 leitos para atender pacientes de Covid-19 no Paraná. São 1.644 leitos de UTI ocupados, o que representa 96% de ocupação.  Nas enfermarias, a taxa de ocupação no estado está em 75%. Atualmente há 858 pacientes aguardando  leitos no Paraná.

A expectativa do governo é que devido aos 12 dias de redução da circulação de pessoas, o número de infectados pelo novo coronavírus baixe no Paraná, o que, segundo técnicos da área de saúde, deverá ser observado a partir das próximas semanas. 

Confira o novo decreto (Decreto 7020) na íntegra em anexo. 

Da Redação/Hoje Centro Sul