Início da vacinação contra o coronavírus na região traz esperança às pessoas

Por Redação 3 min de leitura

Já era noite, por volta das 20 horas de terça-feira (19), quando o diretor 4ª Regional de Saúde Walter Henrique Trevisan, o presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) Júnior Benato e a presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Cleonice Schuck chegaram a Irati trazendo as primeiras doses da vacina Coronavac. No total, 1.520 doses, dispostas em 38 caixas com 40 ampolas em cada uma delas. Logo após a chegada, as doses foram separadas para os municípios e uma solenidade simples, mas emocionante, ocorreu no auditório da 4ª Regional de Saúde para marcar o início da imunização.

O primeiro a ser vacinado foi o médico e provedor da Santa Casa de Irati Ladislao Obrzut Neto. Depois uma enfermeira do mesmo hospital, que atende todos os municípios da região, e outros profissionais de saúde que atuam em diferentes cidades.

Produzidas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, nos municípios que integram 4ª Regional as vacinas serão inicialmente aplicadas em 1.079 trabalhadores da saúde. “Os primeiros a serem vacinados são aqueles que já estão há dez meses encarando a pandemia na linha de frente, entregando a sua vida, arriscando a sua vida, salvando vidas, são estes profissionais agora os primeiros a serem vacinados”, destacou Walter Trevisan. Ainda na região, a vacina também será destinada nesta primeira etapa a 231 idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos, a 90 indígenas e a 37 pessoas com deficiência que vivem em instituições inclusivas. 

“Eu quero resumir este momento que nós estamos vivendo em poucas palavras: Emoção, esperança, gratidão e fé. Fé que a gente realmente tenha bons resultados com essa vacina e que novas doses venham para acalentar a esperança, substituindo o sofrimento, o medo que nós temos nas nossas famílias, na nossa população. Que Deus ilumine a ciência de nosso país, o entendimento político para que nós possamos ser vitoriosos contra a covid-19”, disse a presidente do CIS/Amcespar, Cleonice Schuck.

Conforme houver capacidade de produção da vacina, novos lotes deverão ser adquiridos e destinados pelo Governo do Estado às regionais de saúde. “Tem uma meta do nosso governador e do nosso secretário [de Saúde], até o mês de maio 4 milhões de paranaenses vacinados, isto é um trabalho em conjunto com os 399 prefeitos, com os 399 secretários municipais de saúde e principalmente com todos os profissionais vacinadores dos municípios que vão estar trabalhando nesse período para levar a imunização do combate à Covid-19”, enfatiza o chefe da 4ª Regional de Saúde.

Representando a população de seus municípios, estiveram presentes no lançamento da campanha de vacinação os prefeitos de Inácio Martins, Júnior Benato; de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck; de Imbituva, Celso Kubaski; de Rio Azul, Leandro Jasinski; e de Mallet, Moacir Szinvelski. Ainda a prefeita em exercício de Irati, Ieda Waydzik, que ocupa o cargo justamente porque o prefeito Jorge Derbli está licenciado para se recuperar da Covid-19. Também participaram secretários de saúde e outros profissionais que atuam nesta área e tiveram seu trabalho enaltecido.

Pandemia não acabou

Mesmo com o início da imu