Irati deve receber a vacina contra a Covid-19 esta semana

Por Redação 3 min de leitura

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, aguarda a chegada dos imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde, para iniciar a campanha nacional de vacinação contra a covid-19. A vacina a ser recebida é a Sinovac /Butantan, e tem indicação de duas doses para completar o esquema vacinal. A priorização dos grupos abordados segue a população-alvo da campanha nacional de vacinação.

O escalonamento desses grupos prioritários para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina, após liberação para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O objetivo é vacinar os grupos de maior risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos. Os documentos necessários para a imunização: CPF ou cartão SUS, carteirinha de vacina e comprovante de pertencimento aos grupos prioritários.

Neste primeiro momento será realizada a vacinação contra a COVID-19 no grupo prioritário de trabalhadores de saúde, que atuam em serviços de saúde. A priorização será por local de atividade, seguindo esta ordenação:

1. Todos os vacinadores/aplicadores da vacina contra a COVID-19;

2. Trabalhadores de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI);

3. Hospitais e Serviços de Urgência e Emergência de referência COVID-19 públicos e

privados (SAMU, SIATE, UPA’s, Clínicas de Diálise e Serviços de Oncologia);

4. Trabalhadores dos Centros de Atendimento à COVID-19.

Os grupos prioritários para receberem a vacina, com calendário a ser definido, são:

– Pessoas com 60 anos ou mais que residem em instituições de longa permanência para idosos (ILPI), como casa de repouso, asilo e abrigo.

Documentos solicitados: será solicitado documento que comprove a residência. Orienta-se vacinação no local contemplando todos os residentes (mesmo com idade inferior a 60 anos) e todos os trabalhadores desses locais.

– Pessoas com deficiência que vivem em residência inclusiva (RI), que é uma unidade ofertada pelo Serviço de Acolhimento Institucional, para jovens e  adultos com deficiência.

Documentos solicitados: deficiência autodeclarada e documento que comprove a residência. Orienta-se vacinação no local, contemplando todos os trabalhadores locais.

 

– Trabalhadores dos serviços de saúde. São todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas. A