Dias antes do Natal, duas moradoras do asilo de Irati comemoram 100 anos de vida
Maria Joaquina Netta e Maria José Triunfo residem no Asilo Santa Rita e, em meio à pandemia de COVID-19, festejam a longevidade neste mês de dezembro.
Elas têm o mesmo nome da mãe de Cristo e algo mais a comemorar nesta semana que antecede ao Natal. Moradoras de Irati, Maria Joaquina Netta e Maria José Triunfo, completaram 100 anos de idade essa semana. A comemoração foi em conjunto, apesar dos dias diferentes de aniversário – Maria Joaquina no dia 15 e Maria José no dia 18 –, pois ambas são moradoras do Asilo Santa Rita.
“De todo este ano, que foi difícil, atípico, com muita tensão e cuidados, a gente também tem que comemorar, comemorar a vida, 100 anos de duas moradoras”, diz Juliana Marinski, secretária da instituição. Para ela, ver os idosos com saúde, alguns lúcidos e animados, como Maria José, é “motivo para comemorar e que faz valer a pena todo o nosso trabalho aqui”.
Atualmente, o Asilo Santa Rita abriga 68 idosos, com diferentes graus de dependência e de lucidez. Todos receberão presentes de Natal de familiares, padrinhos ou de voluntários da comunidade, segundo o presidente da instituição, Eugênio Demczuk. “O Natal para eles vai ser um pouco diferente porque este ano não vai Papai Noel, vai ser só com os funcionários e eles. Mas durante todos esses anos que eu estou lá, cada um recebe o seu presente, o que pede, porque eles não pedem grandes coisas, pedem chinelo, chapéu, perfume, coisas assim”, relata Demczuk.
Apesar dos presentes para este ano estarem garantidos, a celebração sem a presença de visitantes não condiz com a expectativa inicial, comenta a secretária do Asilo. “Quando começou a pandemia, nós até imaginávamos que o Natal a gente conseguiria fazer, diminuir as restrições pelo menos com os familiares, mas agora, com este agravamento do número de casos, nós tivemos que manter as restrições, infelizmente”, afirma Juliana.
Ela conta que desde março toda a rotina da entidade foi alterada para seguir as normas de prevenção à COVID-19. Todas as visitas foram suspensas, as atividades que grupos voluntários desenvolviam também e os passeios que estavam programados precisaram ser cancelados. “E até agora, devido ao agravamento da situação, ao aumento do número de casos, então todas as restrições continuam, restrição de circulação de pessoas aqui dentro, restrição de visitas de familiares, as atividades em grupo”, destaca.
Até agora, um único caso de COVID-19 foi registrado entre os moradores. Foi no mês de agosto e desde a ocasião foi elaborado um Plano de Contingência e vem sendo feita a testagem semanal dos internos pela Secretaria Municipal de Saúde de Irati.
A equipe da instituição faz o monitoramento diário dos idosos, para que nenhum sintoma que possa ser indicativo de uma possível contaminação pelo coronavírus passe despercebido. A secretária do Asilo Santa Rita frisa que há um grande comprometimento da equipe e esforço de toda a diretoria da entidade para que as medidas preventivas sejam seguidas à risca para evitar que um surto da doença aconteça, pois os idosos são mais frágeis e vulneráveis.
Demczuk enfatiza: “Estamos preparados, proibimos as visitas desde março, os funcionários trabalham com equipamento de segurança e a gente vai levando”. Segundo ele, não teve nada que atrapalhasse o andamento do serviço desde o começo da pandemia.

