Crea-PR apresenta cinco propostas aos candidatos à prefeito de Irati

Por Redação 3 min de leitura

Propostas e soluções elaboradas no campo das Engenharias, Agronomia e Geociências, visando contribuir com os planos plurianuais de governos municipais foram entregues, no último dia 27, por representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) aos candidatos a prefeito de Irati Jorge Derbli (PSDB), Rafaela Ferençz (PDT), Josué Hilgemberg (MDB),  Emiliano Gomes (PSD), João Dremiski (PCdoB) e Frederico Ruva Neto (PSL). As propostas compõem os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs).

“Em síntese, queremos propor e discutir as melhores soluções e encaminhamentos para problemas relacionados ao nosso campo de atuação”, explica o gerente da regional Guarapuava, Engenheiro Eletricista, Thyago Giroldo Nalim.

Ao todo,  cinco propostas foram apresentadas pelo Crea-PR em parceria com a Associação Centro-Sul Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ACSPEA), Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati (Aeari), Associação dos Engenheiros Florestais do Centro Sul do Paraná (Aeflor) e Associação Regional dos Engenheiros Civis de Irati (Areci).

Propostas

1 – Estruturação e Valorização do Quadro Técnico Municipal: o desequilíbrio entre a quantidade de profissionais integrantes do quadro técnico dos Municípios e a crescente demanda por obras e serviços técnicos das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências pode comprometer o ritmo de desenvolvimento das cidades. Estes profissionais elaboram projetos, laudos, pareceres, execução e fiscalização de obras e serviços.

Ações: Criação de um plano de estruturação do quadro técnico municipal, com a participação e contribuição de todas as partes envolvidas. Ele deve contemplar um diagnóstico detalhado da situação atual e indicar a composição ideal do quadro técnico observando quais seriam as funções cujos requisitos demandam a ocupação por profissionais de carreira e quais permitem a ocupação por comissionados. Como ação de valorização do quadro técnico e retenção de talentos o plano de estruturação deve prever remuneração proporcional à extensão e à complexidade do trabalho que desempenham.

2 – Exigência Registro Crea-PR: frequentemente o Crea-PR / Regional Guarapuava identifica empresas exercendo atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências sem o devido registro no Conselho e, o que é mais grave, sem a responsabilidade técnica de profissionais habilitados. Obras e serviços executados por empresas sem responsável técnico representam riscos à sociedade e ao meio ambiente.

Ações: Exigir que empresas de Engenharia, Agronomia e Geociências sejam obrigadas a apresentar prova de registro no Crea-PR para obterem alvará de funcionamento junto ao município, bem como para emitirem notas fiscais de prestação de serviços. Tal exigência poderá ser implementada por norma interna da Secretaria responsável pelo processo de licenciamento de empresas e concessão de alvarás de funcionamento.

3 – Hortas Comunitárias Urbanas: como na maioria dos municípios brasileiros, a periferia da zona urbana do município de Irati se caracteriza por apresentar uma população d