Campus Irati passa por uma série de melhorias de infraestrutura

Por Redação 3 min de leitura

Enquanto os estudantes, professores e agentes universitários da Unicentro realizam seus estudos e trabalhos de casa, como medida de segurança adotada pela universidade em prevenção ao coronavírus, algumas infraestruturas da instituição estão sendo melhoradas. No campus Irati, algumas obras foram recém-concluídas e outras estão em andamento. “Buscamos aproveitar o tempo que estaríamos sem atividades presenciais para que pudéssemos solucionar alguns problemas do campus que já necessitavam serem resolvidos e aprimorar e melhorar algumas situações específicas. Existem inúmeras obras que estão finalizadas, outras em início, outras em projetos – tudo para o bom funcionamento do campus, em prol de todos os docentes, discentes, agentes universitários e comunidade externa”, destaca a professora Andrea Nogueira Dias, diretora da unidade.

Dentre as obras já finalizadas no campus Irati está o prédio da nova Biblioteca, que em breve passará por um processo de limpeza geral, para que os móveis e objetos possam ser organizados no novo local. No âmbito das reformas, todas as estruturas dos banheiros do prédio principal foram completamente refeitas. Os espaços também ganharam acabamentos modernos, tornando o ambiente mais agradável. “Essas obras trarão conforto, bem estar, funcionalidade e ergonomia a todos aqueles que utilizam a Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus Irati”, avalia Andrea.

Uma das obras mais aguardadas do campus Irati da Unicentro é a reforma do telhado da capela. Desde março, o espaço começou a receber reparos que incluem, ainda, revisão do sistema elétrico, de iluminação e uma nova pintura. “A obra da Capela contém uma estrutura metálica, telhas cerâmicas, e forro todos novos – esse forro é de madeira itaúba, uma madeira muito similar com a embuia. A manta que está por cima do forro é uma manta térmica. Ela vai melhorar o conforto térmico do ambiente. Vai ser contemplada toda a parte elétrica da capela com novos pontos de energia de tomadas, adaptadores, e rede lógica. A parte de iluminação será em lâmpadas LED pendentes”, explica a engenheira da Diretoria de Engenharia e Arquitetura do campus Irati, Osnessa de Souza. Ela conta, ainda que uma obra recente importante, iniciada durante o período de suspensão das aulas presenciais, é a reforma do Restaurante Universitário. “A reforma do RU achamos necessário trocar todas as telhas antigas de eternit por telhas de zinco com isopor, que são as telhas sanduíches – essa telha ajuda a proporcionar um isolamento térmico melhor. Também vai ser trocado todo o forro de PVC, tanto interno quanto externo do RU, e as lâmpadas”, diz Osnessa.

De acordo com pró-reitor de Planejamento da Unicentro, professor Flávio de Oliveira Garcia, a inauguração oficial desses espaços, que vêm sendo construídos e reformados na universidade, deverá ser feita somente quando for seguro retornar às atividades presenciais. Assim, quando os estudantes, professores e agentes universitários voltarem a frequentar o campus Irati, poderão usufruir das melhorias feitas durante o período em que estiveram afastados fisicamente da instituição.

“É um consenso que o momento ideal para isso é quando a gente puder, realmente, ter a presença de todos para que possamos fazer a inauguração dessas obras. São obras, de modo geral,