Política em Questão – Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Por Redação 3 min de leitura

Cleonice tem novas metas para Fernandes Pinheiro

Com o gás total, a candidata à reeleição como prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck (PSD), tem diversos projetos novos para o município para os próximos quatro anos. Dentre eles, grandes obras como a pavimentação da BR 277 até o distrito do Assunguí e ações significativas para o desenvolvimento de Fernandes Pinheiro como a aquisição de terreno para ampliar o Parque Industrial, para que o município tenha estrutura física que atenda a demanda de empresas de maior porte. Ela ainda quer oferecer para a população serviços de saúde 24 horas no Pronto Atendimento da sede, construir uma Sala de Raio X, dar  continuidade aos projetos de novas moradias, dentre outras propostas. Ao que tudo indica, se reeleita, Cleonice repetirá por mais quatro anos a excelente gestão que tem feito, com o apoio do atuante vice-prefeito Fábio Jacomel (DEM). 

Partidos sem candidatos apoiam Rodrigo Solda

Na região Centro Sul, foi em Rio Azul o maior número de partidos coligados em torno de uma candidatura a prefeito: 10 partidos no total.  A família Solda reuniu PSL, PSDB, PP, PDT, PSC, DEM, PSDB, Patriota, Solidariedade e PROS na busca pela reeleição de Rodrigo Solda – que deixou o PSDB e foi para o PSL. Enquanto por um lado é um grande conglomerado de partidos, por outro, evidencia-se a fragilidade do número. Isto porque desses 10 partidos, 8 partidos grandes não terão candidatos a vereadores e devem se enfraquecer no município. Os 8 partidos da coligação que não terão candidatos a vereadores  em Rio Azul são: PSDB, PP, PDT, PSC, PTB, DEM, Patriotas e Solidariedade. Dos partidos que apoiam Rodrigo Solda, apenas o PROS e o PSL têm candidatos a vereador, 14 candidatos em cada partido, totalizando 28 candidatos a vereador.

Leandro Jasinski tem o apoio do Governo do Estado

Ainda em Rio Azul, a eleição será polarizada na disputa majoritária, com apenas dois candidatos a prefeito, Rodrigo Solda (PSL) e Leandro Jasinski (PSD). Jasinski tem em sua coligação três partidos: PSD, PSB e MDB. Entretanto, os três partidos têm candidatos a vereadores, totalizando 28 candidatos. São 11 candidatos do PSB, 9 candidatos do PSD e 8 candidatos do MDB. Pesa a favor da candidatura de Leandro o fato dele contar com o apoio do Governo do Estado, incluindo lideranças significativas, como o deputado federal e secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Rebouças: 8 partidos terão candidatos a vereadores

Em Rebouças, dos 13 partidos do município, a maioria terá candidatos a vereadores. Terão candidatos a vereadores os partidos: PDT, PSD, PSC, DEM, PSB, MDB, PROS, PSL. Não terão candidatos a vereadores em Rebouças os partidos: PT, PP, PTB, PV e Cidadania.

Teixeira Soares: 11 dos 12 partidos têm candidatos a vereadores

Quase todos os partidos de Teixeira Soares têm candidatos a vereador.  Dos 12 partidos que registraram as atas de suas convenções partidárias, apenas o PSL não lançou candidatos a vereadores. Os demais partidos PSD, PSC, PSB, PV, Podemos, PP, PSDB, PT, PROS, Solidariedade e PSOL têm candidatos à vereadores. Chamam a atenção o Pode, que lançou cinco candidatos, sendo 3 mulheres e 2 homens;  e  o PP, que lançou 8 candidatos, 4 homens e 4 mulheres

Inácio Martins