Política em Questão – Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres
Prazo se esgotando
16 de setembro é o último dia para que os partidos políticos façam suas convenções e definam, de fato, quem são seus candidatos a prefeito e vice-prefeito. Desta forma, na quarta-feira da próxima semana.
PT dividido em Irati
Um dos primeiros a fazer convenção foi o Partido dos Trabalhadores (PT). Entretanto há grandes divergências entre membros da sigla e o reconhecimento ou não da convenção depende da outorga do diretório estadual. Na convenção, foi decidido que o PT indicará a ex-secretária de Cultura Claudete Basen como vice do candidato do PCdoB, o professor do IFPR João Luis Dremiski. Mas, de acordo com o pré-candidato a prefeito do PT, Osvaldo Zaboroski, algumas das pessoas que votaram para a composição PT/PCdoB não são mais fi liadas ao PT e sim ao PDT. “Só isso daria impugnação da convenção”, afi rmou Zaboroski. Ele também fala que a orientação da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, é para que o PT saia com chapa pura sempre que houver candidatos. O presidente do PT de Irati, Adevino Leite da Silva, compartilha de posição similar à do pré-candidato. Segundo eles, o estatuto do partido teria sido desrespeitado pelo grupo que organizou a convenção.
Diretório Estadual
Na tarde desta quinta-feira (10), a Executiva Estadual do PT se reuniu em Curitiba. Entretanto, o problema da convenção de Irati não fez parte da pauta de discussões porque apesar do Diretório ter sido comunicado sobre a questão, não recebeu nenhum documento formal sobre o ocorrido. Entretanto, uma frente ampla que reuniria vários partidos é bem vista pelo Diretório Estadual do PT que, inclusive, considera uma coligação incluindo também o PDT. Representantes do Diretório Estadual deverão vir a Irati para tratar do assunto, que também envolve composições regionais envolvendo municípios maiores, como Guarapuava. Aguardemos, então, as cenas dos próximos capítulos.
PDT e PSB
De acordo com a pré-candidata do PDT a prefeita, psicóloga Rafaela Ferençz, o PDT e o PSB do deputado Aliel Machado devem coligar. O nome do vice ainda não está definido e as convenções serão o dia 14.
MDB com o PTC e o Republicano
O MDB fez sua convenção na noite desta quinta-feira (10) junto com o PTC e com o Republicano. Até o fechamento desta edição, a convenção
PSD e Cidadania
O PSD que tem como pré-candidato o ex-vereador Emiliano Gomes fará sua convenção na terça-feira, dia 15. Mesma data da convenção do PSC, partido ligado ao ex-deputado estadual e ex-prefeito de Irati Felipe Lucas, que é fi liado ao Cidadania. A tendência é que Felipe indique
um nome para vice de Emiliano. Valorizando a bancada feminina do PSC, um dos possíveis nomes é o da ex-presidente da Anapci, Teresinha Veres, apesar de também haver outras possibilidades de indicação por parte de Felipe.
PSL
O pré-candidato do PSL, Frederico Ruva Neto, o Ico Ruva, está em contado com alguns partidos e ainda não tem um pré-candidato a vice-prefeito definido. A convenção do partido será no dia 14.
Patriota

