Aumentam as infecções pelo coronavírus na região Centro Sul e morte é registrada

Por Redação 3 min de leitura

Dentre os municípios que fazem parte da 4ª Regional de Saúde, seis possuem pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus. Ao todo, são 46 casos de COVID-19 confirmados nas cidades de Imbituva, Irati, Rebouças, Inácio Martins, Mallet e Fernandes Pinheiro.  E na manhã de quinta-feira (04), foi confirmada a primeira morte por COVID-19 da região Centro Sul, um morador de Fernandes Pinheiro.

Imbituva tem o maior número de casos, são 35 ao todo, sendo 28 recuperados, 06 com sintomas da COVID-19 cumprindo isolamento domiciliar e uma pessoa  em estado grave, internada na UTI do Hospital Regional de Ponta. 

Já os municípios de Teixeira Soares, Guamiranga e Rio Azul ainda não tinham confirmado nenhum caso de COVID-19 até o fechamento desta edição, no final da tarde de quinta-feira.

 

Pedreiro de 49 anos é a 1ª vítima fatal da região

Após permanecer vinte dias internado por infecção de COVID -19, um pedreiro, morador de Fernandes Pinheiro, de 49 anos de idade, faleceu na manhã desta quinta-feira (04).

Ele era diabético e hipertenso, teve complicações ao se contaminar pelo novo coronavírus e precisou de atendimento hospitalar. O homem faleceu na UTI do Hospital Regional de Ponta Grossa, onde estava internado em estado grave desde o dia 19 de maio. Antes, ele ficou hospitalizado na Santa Casa de Irati entre os dias 16 e 19 de maio.

A secretária municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro, Emanuelle de Matos, e a responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Patrícia Bielik Mattos emitiram uma nota de pesar, em solidariedade aos familiares do paciente.

Contágio

Em entrevista à rádio Najuá no dia 20 de maio, a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, tinha dito ser impossível saber como o morador de Fernandes Pinheiro teve contato com o vírus, pois ele era pedreiro e trabalhava em Irati.

A secretária de Saúde do município conta que seis pessoas entre contatos e familiares do homem foram monitorados e realizaram testes. Todos tiveram resultado negativo.

 

Inácio Martins esclarece sobre a realização de testes rápidos

Na quarta-feira (03), o prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, e a secretária municipal de Saúde, Ângela Maria Macarroni explicaram a mudança de protocolo para a testagem do coronavírus.

 Segundo eles, nesta semana a Secretaria de Saúde de Inácio Martins começou a fazer testes rápidos para detectar quem já teve contato com o coronavírus, seguindo novos protocolos da Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde. Estão sendo testadas pessoas que apresentaram sintomas de síndrome gripal a partir do dia 11 de março. 

“O teste rápido vai registrar a memória de quando o seu organismo se defendeu do vírus”, explica a secretária. Segundo ela, com o início da realização dos testes rápidos, já foram identificadas algumas pessoas que tiveram contato com o coronavírus, mas não apresentaram sintomas graves da doença.  “Através deste novo protocolo detectamos 4 casos, de pessoas curadas”, conta Ângela.

Atualmente, de acordo com o Boletim Oficial da Secretaria de Estado da Saúde, Inácio Martins tem dois casos confirmados de COVID-19. E destes dois casos, um já se recup