Moradora de Inácio Martins, de 61 anos, é o 1º caso positivo de coronavírus na região

Por Redação 3 min de leitura

Uma senhora de 61 anos de idade, moradora da área rural do município de Inácio Martins,  foi a primeira pessoa da região a ter o resultado do exame positivo para o novo coronavírus. Até então, não havia nenhum caso registrado nos municípios de abrangência da 4ª Regional de Saúde.

De acordo com a enfermeira Silvane Gravronski, coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Inácio Martins, a paciente começou a apresentar sintomas de COVID-19 no dia 18 de abril.  

“Ela procurou uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] em Guarapuava no dia 25, a UPA Batel, e ficou em observação por um dia”, conta a enfermeira.  Segundo profissional de saúde, a paciente buscou os serviços médicos em Guarapuava devido ao fato de ser mais fácil o acesso àquele município. Na ocasião, a paciente não informou às equipes de saúde de Guarapuava que residia no interior de Inácio Martins.  

Nesta segunda-feira (04), quando saiu o resultado positivo para a COVID-19  é que se tomou conhecimento sobre o local de residência da mulher. “Ela coletou exame no dia 25 e saiu o resultado ontem à tarde, positivo. Saiu lá para Guarapuava”, relata Silvane.  “Ontem, chegando o resultado positivo, eles foram fazer busca ativa para achar a paciente,  e descobriram que ela era de Inácio Martins, então eles repassaram o caso para nós”,  conta a enfermeira.

Na manhã desta terça-feira (05), os profissionais do setor de Vigilância em Saúde de Inácio Martins foram até a casa da paciente.  “A gente hoje, em visita, foi até o local, fez todo o acompanhamento, toda investigação. Ela está bem, já evoluiu para a cura, a quarentena dela já termina na sexta-feira. E  os contatos que ela teve até o momento são todos assintomáticos, ninguém desenvolveu a doença, está tudo tranquilo, por enquanto”, explica a enfermeira.

Quanto aos contatos mantidos por familiares da paciente com outras pessoas, eles relataram para os profissionais de saúde de Inácio Martins que já vinham mantendo o isolamento social, seguindo a orientação que lhe foi dada na UPA.

Orientações

Na noite desta terça-feira (05), a partir das 20h, o prefeito de Inácio Martins Junior Benato fará uma Live Ao Vivo, em seu Facebook para comentar o caso e trazer orientações à população. Com a confirmação do primeiro caso de COVID-19  no município, todos os cuidados deverão ser redobrados.

Texto: Letícia Torres/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação