Dia do trabalho traz a tona discussões sobre realização profissional e sucesso

Por Redação 3 min de leitura

O Dia do Trabalhador, 1º de maio, é nesta sexta-feira. Pela primeira vez em muitos anos a data será comemorada sem grandes festas devido ao isolamento social necessário para evitar a disseminação do coronavírus.  Isolamento que também tem alterado a rotina em diversas profissões e feito com que muitos tenham tempo para refletir sobre o trabalho. Inclusive para  perceberem que significativas mudanças no mundo do trabalho estão em curso há muito mais tempo. “Estamos na era da reinvenção e da transformação. O momento nos convida a sair da zona de conforto, desapegar daquilo que já não faz mais sentido, mudar a forma de pensar e agir, adaptar as novidades e mudanças que a vida está nos oferecendo e usar a criatividade”, afirma Tathiane Deândhela, palestrante e especialista em produtividade, marketing, negociação e liderança com formação em universidades como FGV, Harvard, Atlanta e Ohio.

Em Irati, vários trabalhadores dão exemplo de que é possível conciliar atividades distintas e dedicar tempo para fazer o que lhes satisfaz. Jaqueline Martins Pires e Jhonatan Taborda Leal são dois destes trabalhadores.

Jaqueline é formada em Administração, pós-graduada em Gestão de pessoas e trabalha há dez anos em uma fábrica de fósforos de Irati, no setor de Recursos Humanos. Ela concilia o dia a dia na empresa aos trabalhos de consultoria em marketing digital e estética. “Sempre fui uma pessoa inquieta e gostaria de explorar todas as minhas potencialidades. Iniciei com 16 anos na empresa que até hoje atuo, passei por diversos setores, mas foi com a área de RH que mais me identifiquei. Já a maquiagem, sempre fez parte da minha vida, algo que faz bem e me deixa extremamente feliz. Com ela, veio o trabalho na internet com o qual tenho a oportunidade de ganhar mais visibilidade e apresentar o meu trabalho como maquiadora. Tudo ocorreu de uma maneira muito natural, se observarmos bem de perto, enxergamos um elo entre todas as áreas: que é a comunicação”, diz.

Desenvolver todos esses trabalhos exige tempo e uma rotina regrada, questões que não incomodam Jaqueline. “Sinto-me realizada por ter a oportunidade de trabalhar com tudo que mais gosto. Este é meu ponto chave. Para mim, o trabalho deve ser um prazer e é preciso identificar aquilo que mais te satisfaz e te motiva a trabalhar todos os dias”, diz.

Jhonatan é formado em Direto, pós-graduado em Direito Registral e imobiliário, Direito Constitucional e Beer Sommelier. Ele divide o seu tempo entre as atividades no Cartório Leal, e a gestão do Pub Anthology.  

“Quanto ao Cartório, sabemos que, desde sempre, exige um grande comprometimento ao trabalho prestado, pois se baseia em uma parte cultural e se trata de algo com muita complexibilidade, o qual sempre procurei levar de forma dinâmica. A Loja Anthology veio através de um sonho, e também, pelo gosto do mundo de cervejas. Desde sempre buscando levar o melhor para cada cliente nesse vasto campo, que é a cerveja artesanal”, conta.

Na opinião dele, mesmo sendo áreas de trabalho distintas, ambas tem em comum o fato de exigirem “comprometimento com a qualidade em seus serviços”.

No ambiente formal do Cartório, Jhonatan conta que busca dinamicidade na prestação dos  serviços, segundo ele, “para não se tornar maçante o tempo todo”. Na empresa que comercializa cervejas artesanais, em que a maioria das pessoas julg