Como foram os primeiros dias de aulas a distância para os alunos da rede estadual?

Por Redação 3 min de leitura

Alunos contam como foi a experiência de assistir as aulas através de aplicativo, tv ou YouTube e Núcleo Regional de Educaçãode Irati explica como funcionará o processo ensino-aprendizagem

Desde segunda-feira (06), o ensino a distância (EAD) começou a fazer parte do dia a dia de mais de 1 milhão de alunos matriculados nas escolas da rede estadual de ensino do Paraná, que estão em casa. Eles deixaram de ir para as escolas desde o dia 23 de março, quando as aulas foram suspensas devido à pandemia do coronavírus. Agora os estudantes têm que utilizar um aplicativo para o celular, o canal de vídeos na internet YouTube ou um canal de TV aberta para, diariamente, assistirem as aulas e ter acesso aos conteúdos que fazem parte da programação para o ano letivo 2020.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a implantação do EAD Aula Paraná é para garantir que os alunos, que tem entre 12 e 17 anos, “tenham seu processo de ensino e aprendizagem mantido enquanto perdurar a crise do coronavírus no país”.  As aulas são para estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio

O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati, Marcelo Fabricio Chociai Komar, defende que para os alunos é importante a continuidade das aulas online. “Eles terão os conteúdos que serão transmitidos de todas as disciplinas. Acredito que seja de extrema importância para conservarmos o calendário escolar, que todos possam estar atuantes nesse processo com muita responsabilidade”, afirma.

Marcelo conta que foram selecionados 100 professores da rede estadual de ensino para gravar todas as aulas, seguindo o material didático comum, que é utilizado no Paraná. O professor convencional, de cada escola, deverá acompanhar o andamento das aulas.

“O professor passará essas atividades e o professor que ficará em teletrabalho, em casa, acompanhará todo o trabalho pelo Google Classroom ou também pelo próprio aplicativo [Aula Paraná], inclusive nos chats, em que os alunos participarão para que a educação à distância possa ser conhecida nesse momento muito importante para que os alunos tenham acesso às informações, ao conhecimento”, explica o chefe do NRE de Irati.

Primeiros dias de aula

Todo o sistema EAD Aula Paraná está em fase de implantação. O aplicativo para celular, já pode ser baixado, mas de acordo com a Secretaria de Estado da Educação a ferramenta ainda não está totalmente pronta.  “A partir dos próximos dias, os estudantes também vão poder acompanhar as aulas pelo aplicativo Aula Paraná”, informa a Secretaria.

Os alunos de Irati que já baixaram o aplicativo na segunda-feira (06), como a Bruna Cristina Farias Antunes, de 16 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio, relatam a instabilidade da plataforma. “Pelo aplicativo Aula Paraná não dava para ver, a qualidade estava muito ruim, o áudio não dava para ouvir”, conta.

Moradora do bairro Jardim Virginia, ela comenta que não conseguiu encontrar o canal de TV aberta em que as aulas estavam sendo transmitidas. Entretanto, conseguiu acessar os conteúdos através do YouTube. “O YouTube foi melhor que o aplicativo”, diz Bruna.

Outra estudante do 3º ano do ensino médio, Bianca Eduarda Ilatchuk, de 16 anos, também opina. “Achei interessante o governo lançar essa proposta de aulas online para ajudar os alunos a não deixar de estudar e revisar as matérias nessa quarentena, mas ainda falta organização! Eles tentaram fazer vária