Governador anuncia que aulas serão suspensas no Paraná a partir dia 20 para prevenção do coronavírus
No final da tarde desta segunda-feira (16), em entrevista coletiva, o governador Ratinho Júnior anunciou as medidas preventivas que o Estado do Paraná vai tomar para evitar que a pandemia mundial de COVID-19, coronavírus, se alastre.
Por decreto, o Governo do Paraná suspendeu, a partir de 20/03/2020, as aulas em escolas e universidades estaduais e no âmbito do Estado.
“Por que na sexta-feira? Porque nós teremos, através da Secretaria de Educação, amanhã, quarta e quinta para organizar todos estes alunos, inclusive com instruções para eles levarem para as suas casas, para os pais, para os avós, sobre toda esta dinâmica do coronavírus, e inclusive colaborarem com os seus familiares”, explicou Ratinho Júnior. Ele comentou que as aulas ficarão suspensas pelo tempo que a Secretaria de Estado da Saúde julgar necessário.
O decreto também recomendou que, a partir de hoje não sejam realizados eventos públicos ou particulares, de qualquer natureza, com reunião de público acima de 50 (cinquenta) pessoas.
Número de casos
A Secretaria de Estado da Saúde atualizou os casos de coronavírus no Paraná nesta segunda-feira (16) e aponta que 38 novos casos estão sob análise e 32 suspeitos foram descartados. Os casos confirmados de coronavírus continuam sendo seis, cinco em Curitiba e um em Cianorte.
Os casos descartados foram em Curitiba (18), Foz do Iguaçu (1), São José dos Pinhais (1), Ponta Grossa (5), Cascavel (1), Cianorte (1), Maringá (3), Londrina (1) e Santo Antonio do Paraíso (1).
A secretaria incluiu suspeitas nos municípios de Matinhos, Almirante Tamandaré, Araucária, Alto Paraná, São João do Caiuá, Cambé, Porecatu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Palotina e Carambeí, que ainda não haviam registrado casos.
Ao todo, a Secretaria da Saúde já descartou 82 casos e monitora atualmente 85 suspeitos. Os seis casos confirmados na semana passada seguem em isolamento domiciliar, sem alterações no quadro clínico.
O primeiro caso suspeito identificado hoje (16) em Irati ainda não faz parte do Boletim Oficial da Secretaria de Estado da Saúde, pois só passa a fazer parte do boletim quando a amostra para o exame de checagem do coronavírus chega ao Laboratório Central do Estado (Lacen), que informa para que conste nos dados oficiais.
De acordo com o chefe da 4ª Regional de Saúde de Irati, Walter Henrique Trevisan, trata-se de uma mulher, que retornou da Itália há 12 dias e apresenta sintomas leves da doença.
A moradora de Irati com suspeita de coronavírus não esteve em nenhum local público (supermercados, lojas, farmácias, festas, eventos) desde que retornou do exterior, segundo informações da 4ª Regional de Saúde . “Ela seguiu todos os protocolos, felizmente. E ela está bem, apresenta sintomas leves. Ela não saiu de casa, chamou o pessoal da saúde, que já está monitorando”, comentou Walter.
Ele enfatiza que a população iratiense deve agir com tranquilidade. “Nada de pânico e nada de preocupação. Até porque é só suspeita, um caso suspeito de coronavírus, não está confirmado”, finaliza o chefe da 4ª Regional de Saúde.
Órgãos públicos
Pelo decreto, ficam suspensas, a parti

