Editorial – É preciso assimilar as mudanças
Encarar mudanças gera o desconforto de ter que deixar de fazer algo como antes se fazia e começar a pensar e agir diferente. Em muitos aspectos da vida isso acaba acontecendo mais cedo ou mais tarde e é preciso se adaptar, seja de forma gradativa ou subitamente.
No trânsito as decisões têm de ser tomadas de forma rápida para evitar problemas, como acidentes. É preciso cuidar de si e antever o que o outro fará, sempre que possível. Em qualquer posição, seja como pedestre ou como condutor de veículos ter atenção no trânsito é fundamental.
Respeitar as leis e ter civilidade para conviver em ambientes compartilhados são prerrogativas fundamentais em todas as decisões a serem tomadas, mesmo nas instantâneas. Quando ocorrem mudanças nas vias em que habitualmente trafegamos, às vezes, temos dificuldade para “sair do automático” e mudar, deixar de fazer uma conversão a direita ou a esquerda, não seguir mais em um trecho de rua que se tornou de mão única. Alguns chegam até a errar, podendo ganhar uma advertência ou mesmo uma multa. É somente no dia a dia que as mudanças são plenamente assimiladas.
Diante das mini rotatórias novas, instaladas em Irati, a recomendação é ter cuidado e paciência. Condutores de veículo não adaptados a elas acabam dirigindo em velocidade superior à ideal na via e podem sim provocar colisões. Cautela nunca é demais para evitar acidentes. A Comissão de Trânsito explicou que a intenção das mini rotatórias é que o tráfego de veículo flua melhor, o que de fato ocorre. Entretanto o período de adaptação à mudança é crítico e exige a maior atenção possível.

