Pinho de Baixo sedia evento sobre cooperação

Por Redação 3 min de leitura

Recentemente, a comunidade do Pinho de Baixo, por meio da Colônia de Equilíbrio Dom Inácio de Loyola e da Associação de Agricultores São José, promoveu o encontro “Cooperação: compartilhando experiências”, para tratar de temas de interesse da comunidade.

Durante a tarde da terça-feira (11), as secretarias municipais de Planejamento e Coordenação; Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar; Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico; e Assistência Social, juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), tiveram espaço para apresentar projetos e ações que podem ser trazidos à realidade local.

A primeira secretaria a apresentar pela Prefeitura de Irati foi a de Assistência Social, representada pelos técnicos do Centro de Referência (CRAS) do bairro Canisianas, que relataram todos os programas nos quais atuam no sentido de que os cidadãos dos mais diversos segmentos possam ter acesso às políticas públicas: crianças, pessoas em risco de violação de direitos, pessoas idosas, etc. Também demonstraram os trabalhos e ações que realizam nas comunidades, por meio de oficinas nas quais interagem com a comunidade nos bairros, como yoga, dança, violão, entre outras.

Na sequência, representante da Secretaria Municipal de Cultura também discorreu sobre as ações que podem ser trabalhadas pela cultura, especialmente com o projeto “Conheça a História de Irati”, que usa o nome do pioneiro Pacífico de Souza Borges como personagem que conta toda a origem de Irati de forma lúdica, gerando interesse das crianças.

A Secretaria de Planejamento apresentou o Projeto de Hortas Urbanas, idealizado em conjunto com a comunidade do Pinho de Baixo, e que está tramitando junto à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB-PR), por meio do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Trata-se de um projeto que atuará na produção e no processamento de alimentos orgânicos. Neste sentido, 13 agricultores serão os beneficiários diretos, tendo apoio para aquisição de equipamentos e material de insumo, os quais deverão ser utilizados no processo produtivo, além da assistência técnica prevista no Plano de trabalho.

A Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar utilizou o espaço para informar que estão em andamento cursos sobre agricultura orgânica realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), tendo como beneficiária a comunidade do Pinho de Baixo, por meio da Associação de Agricultores São José, e também a comunidade do Arroio Grande.

Por fim, representante da EMBRAPA explicou a respeito da pesquisa que foi desenvolvida pela instituição para produção da farinha do pinhão, trazendo dados demonstrando que o potencial nutricional e alimentar da semente superou as expectativas, sendo um dos alimentos totalmente seguros para pessoas com doença celíaca. De acordo com a apresentação, atualmente, existe a muda do pinheiro precoce, uma tecnologia que desenvolveu a capacidade de que o pinheiro produza pinhas já a partir dos 8 anos de idade. Por ser uma região de araucárias, Irati reúne condições de produção do pinhão para se inserir nesse mercado, que está buscando alternativas para uma alimentação mais saudável.