Casa de Passagem Indígena é inaugurada
Desde o último dia 05, Irati passou a contar com sua Casa de Passagem Indígena. Após contornar problemas com o imóvel, que a atual gestão encontrou sem uso, a Secretaria de Assistência Social efetuou levantamento das necessidades para adaptar as instalações de forma ideal para o acolhimento aos indígenas em trânsito por Irati.
A cerimônia simbólica de inauguração aconteceu às 13h30, na Câmara Municipal de Vereadores, onde também aconteceu uma mesa redonda de discussão sobre a política indigenista, contando com diversos profissionais e instituições, como a Funai, os indígenas da aldeia de Ivaí, e a antropóloga Aila Vilela Bozan, entre outras autoridades.
Para o prefeito Jorge Derbli, esta “é uma demanda aguardada há muito tempo pela população indígena que passa pela nossa cidade, trazendo e vendendo seu artesanato muito bem feito, e que não tinha local para ficar. Todos sabem que estas pessoas ficavam no teatro inacabado, sem as mínimas condições de acomodações e higiene. Graças ao trabalho em conjunto das nossas secretarias, conseguimos uma casa que estava com problemas e pendente desde a administração anterior, e transformamos ela numa casa de passagem, com a supervisão da nossa Assistência Social”.
A secretária da pasta, Sybil Dietrich, argumenta que a Casa da Passagem Indígena de Irati “é uma conquista que partiu de uma construção coletiva, com a participação da população indígena, do poder público, comunidade iratiense, técnicos e especialistas, que vem para cumprir um compromisso de garantir dignidade e respeito aos índios que transitam pelo nosso Município”.
Casa terá capacidade para 20 a 30 pessoas
A Casa de Passagem Indígena é um serviço tipificado na política de assistência social como de alta complexidade, com a proposta de ofertar proteção integral aos indígenas em trânsito no município de Irati para a venda de seus artesanatos. O acolhimento é provisório e irá assegurar condições de dignidade a esta população.
A Casa de Passagem Indígena de Irati teve obras de reformas e adaptações iniciadas em julho do ano passado e, agora concluída, permitirá acolher entre 20 a 30 pessoas. Conta com área total de 153,13 m², dos quais 72,81m² são de ampliação e o restante, reforma. A casa possui três quartos, sala, cozinha, copa e dois banheiros.
Recursos municipais de mais de R$ 180 mil foram aplicados na reforma, ampliação e adaptação do prédio.
Texto/Foto: Assessoria PMI

