Inácio Martins inaugura nova sede da Apae

Por Redação 3 min de leitura

Local abriga também um Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência. Durante inauguração, construção de um novo centro de eventos foi anunciada

O Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência e sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) “Ruth Dallegrave Góes” foi inaugurado na sexta-feira (29) em Inácio Martins.

O local antigamente abrigava as obras do Centro de Convivência de Idosos, mas acabou ganhando uma ampliação de 500 m², e se transformando no Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência. A nova estrutura possui seis salas, refeitório, cozinha, varanda, lavanderia, almoxarifado, playground e dois banheiros para deficientes físicos.

A cerimônia de inauguração teve a participação do secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná (SEDU), João Carlos Ortega, que destacou os benefícios da obra à população. “Esta obra traz maior conforto e melhoria na vida de pessoas que são atendidas pela Apae, em Inácio Martins”, disse Ortega.

A estrutura possui dois blocos, construídos com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná (SEDU) e emendas parlamentares dos deputados estaduais Bernardo Carli (in memorian) e Artagão Júnior.

O deputado estadual, Artagão Júnior, destacou que a obra é resultado de um esforço conjunto ao longo dos anos. “Assim unidos, cada um fazendo a sua parte, chegamos ao resultado pretendido, e aqui o resultado pretendido foi de vitória, foi de realização de um sonho, foi de transformação de realidade, a realidade dos nossos alunos, a realidade do nosso município, a realidade de todas as famílias envolvidas que colaboraram de forma direta ou indireta”, disse.

O prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, relembrou todo o caminho para a construção da obra e enfatizou o trabalho conjunto. “Nós fizemos uma história que demanda do passado”, conta.

As autoridades também relembraram a atuação e ajuda do deputado Bernardo Carli na obra, que faleceu no ano passado.

Histórico

O planejamento da obra começou em 2012 e foi dividido em duas partes: um primeiro bloco foi realizado para abrigar a administração da Apae e, mais tarde, um segundo bloco foi realizado, que hoje é o Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência.

O convênio para a construção do primeiro bloco foi firmado no dia 05 de agosto de 2013, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná (SEDU). Foram R$ 200 mil de repasse pela Sedu, e R$34.119,85, de contrapartida municipal, totalizando um investimento de investimento de R$ 234.119,85 no primeiro bloco.

As obras do primeiro bloco foram finalizadas em 2016 e em seguida, a prefeitura procurou recursos para a construção do segundo bloco.

Em 2017, o deputado Bernardo Ribas Carli disponibilizou uma emenda parlamentar de R$ 190 mil para a construção da segunda etapa. No entanto, o recurso não era suficiente e houve a solicitação de mais recursos para o Governo Estadual, por intermédio do deputado estadual Artagão Júnior, através da Sedu.

O convênio para o segundo bloco foi firmado no dia 30 de novembro de 2017, com R$731.455,49 de recursos disponíveis vindo totalmente da Sedu, sem contrapartida do município. Com a licitação, o valor diminuiu e a obra do segundo bloco foi contratada por R$635.867,00.

Antes de licitar