41ª Festa do Pêssego de Irati vende 20 toneladas de frutos

Por Redação 3 min de leitura

Mais de 20 toneladas de frutos, entre pêssego e ameixa, foram comercializados durante a 41ª Festa do Pêssego, que aconteceu no último fim de semana no Parque Aquático, em Irati. Houve ainda a venda de alguma quantidade de morango, bem como de subprodutos do pêssego, como sucos e conservas.

Alguns fruticultores foram preparados para uma boa oferta de pêssego, como o caso de um deles que levou quatro toneladas para venda. Outros tiveram que repor a fruta no início da tarde de domingo (01).

Dos 15 produtores que manifestaram desejo de expor na festa, apenas 12 compareceram. Contudo, se estivessem presentes, haveria público suficiente para comprar seus produtos. A Festa do Pêssego 2019 foi uma das mais movimentadas das últimas edições, com grande circulação de pessoas no parque, principalmente no sábado (30) e domingo (01).

A promoção foi do Provopar de Irati, com apoio da Prefeitura, Asfrutir, SEAB e Emater, e tendo como patrocinadores Sanepar, Cresol, Frigorifico Thoms, Caminhos do Paraná e Gás e Água Santa Clara.

Borrego foi totalmente consumido

Todos os cordeiros preparados para a Festa do Borrego no Rolete 2019 foram consumidos. A organização preparou o prato para o jantar de sexta (29) e almoços de sábado (29) e domingo (01). Assada de forma tradicional, a carne que compõe o prato típico de Irati teve diversos acompanhamentos quentes e frios, bem como o molho de hortelã (que é clássico para a carne de carneiro) e vinagrete.

A procura foi grande já no sábado, mas no domingo, o restaurante da festa ficou totalmente lotado de apreciadores do prato e, perto das 14h30, com o término dos borregos, a equipe de preparo passou a oferecer a opção carré de cordeiro. Neste horário, em sua maioria eram equipes de colaboradores do evento. Entre 800 e 1.000 refeições foram servidas.

Salão de Negócios e Feira de Sabores

O Salão de Negócios deste ano foi um dos mais bem-sucedidos das últimas edições da festa. A exposição ao ar livre que chamou a atenção dos visitantes pela quantidade de novas empresas expondo e diversidade de áreas de abrangência, evidenciando o potencial da região e o crédito que a Festa do Pêssego vem obtendo como excelente vitrine de produtos e serviços.

A organização do evento confirma que grande parte dos expositores já demonstrou interesse em retornar para a festa de 2020.

Já a Feira de Sabores reuniu 14 expositores da agricultura familiar de seis municípios da região:  Irati, Fernandes Pinheiro, Bituruna, Rio Azul, Mallet e Guamiranga. Uma grande mostra de doces, geleias, conservas, biscoitos, bolachas, sucos, cachaça, artesanato e vinhos, entre outros produtos, integraram a feira, coordenada pela Emater e SEAB, e que recebeu expressivo público visitante.

Abertura

A 41ª Festa do Pêssego de Irati teve cerimônia oficial de abertura às 20h30 de sexta (29) e contou com o prestígio de diversas autoridades regionais e abrilhantada pela Banda Marcial CAIC João Paulo 2º. Participaram da solenidade a rainha da festa, Karen Laisi Ribas, a 1ª princesa, Erica Aparecida Valenga, a 2ª Princesa Marcella Kuzma Fleischer, o prefeito Jorge Derbli, os secretários de agricultura, Raimundo Mundio Gnatokowski e de Cultura, Alfredo Van der Neut (que também é o presidente da Asfrutir), o prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Júnior