Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk
Governo 5.0, em Foz do Iguaçu
O governador Ratinho Junior (PSD) disse nesta quinta-feira (31), na abertura do encontro Governo 5.0, em Foz do Iguaçu, que o planejamento do Estado para os próximos anos será feito a muitas mãos, em parceria com os municípios, e que a inovação, o Novo Pensar e Novo Fazer, devem estar a serviço de todos os paranaenses. Ratinho Junior também assinou um pacote de investimentos de R$ 351 milhões nos municípios para os próximos anos.
Mais uma obra concluída em Irati
Finalmente o Centro da Juventude de Irati teve suas obras concluídas. A obra foi iniciada em junho de 2010 e apenas nove anos depois o espaço poderá ser utilizado pela população. Ponto para o prefeito Jorge Derbli (PSDB), que se empenhou para que os ajustes técnicos fossem feitos e garantiu o investimento para o término deste espaço de esporte e cultura para os jovens de Irati. Para isso, ele teve o apoio do deputado estadual Artagão Júnior (PSB). A inauguração está programada para quinta-feira da próxima semana, dia 07, às 14h. Deve participar do evento, o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.
Ponte começa a ser construída em Mallet
Na segunda-feira (28), o prefeito de Mallet Moacir Szinvelski (PSC) e o secretário de Administração Cleber Augusto acompanharam o início das obras de construção da nova ponte sobre o Rio Charqueada, na via de acesso à fonte de água mineral João Paulo II.
“Esta obra é esperada por muitos há tempos. Já foi prometida e nunca chegou perto de ser concretizada”, disse o prefeito. Segundo ele, a nova ponte beneficiará quem faz uso da fonte e os moradores da Vila Lopacinski, trazendo mais segurança ao tráfego de veículos, pois a ponte em madeira retirada do local estava em condições precárias.
O absurdo da ANEEL querer taxar a energia solar
A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados para se manifestar contrária à taxação de geração de energia solar, proposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Segundo ela, é grande o número de parlamentares contrários, muitos indignados, à decisão da ANEEL de abrir uma consulta pública para taxar a energia solar. “E o porquê dessa indignação é clara. Países desenvolvidos investem cada vez mais em energia solar. Porque sabem que, em 2023 as energias renováveis serão responsáveis por atender 30% da demanda global”, complementou. A ANEEL colocou em consulta pública a revisão das regras da chamada “geração distribuída”. As contribuições da sociedade serão recebidas até 30 de novembro.
Ex-deputado Meurer é preso
O ex-deputado Nelson Meurer (PP) e seu filho Nelson Meurer Júnior foram presos nesta quinta-feira (31) por policiais federais, em Francisco Beltrão. Os mandados de prisão foram expedidos na quarta-feira (30) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. Meurer é o primeiro condenado pelo STF na Operação Lava Jato que vai cumprir pena. Ele foi condenado no ano passado a 13 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Seu filho foi condenado a 4 anos, 9 meses e 18

