Outubro Rosa: Número de preventivos quase dobrou em Irati

Por Redação 4 min de leitura

A comparação é entre o número de exames feitos em outubro de 2018 e outubro de 2019. O exame preventivo ajuda a diagnosticar casos de câncer de colo de útero

Nos últimos anos, os municípios têm usados determinados meses para chamar a atenção da população quanto ao cuidado com a saúde. É assim com o Outubro Rosa, usado para conscientizar as mulheres para realizar os exames de prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero. O mesmo vale para o Novembro Azul, focado na saúde do homem e na prevenção do câncer de próstata.

Em Irati, a experiência com as campanhas tem sido positiva. Neste ano, durante o Outubro Rosa, houve aumento do número de exames de Papanicolau, mais conhecido como preventivo. O exame procura diagnosticar o câncer de colo de útero o mais cedo possível.

No ano passado, no mês de outubro, foram realizados 414 exames preventivos. Neste ano, o número quase dobrou, indo para quase 700 exames somente em outubro. Durante todo o ano, já foram mais de 1.200 exames.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, o aumento é resultado da campanha feita pela pasta. “Esse ano nós reforçamos um pouco mais. A Secretaria fez uns mimos para as mulheres que vieram fazer o exame, o preventivo, então além de virem se cuidar, elas também se sentem bem e mostramos que estamos preocupados com a saúde delas. É uma valorização que damos. Queremos que elas venham se valorizar, venham se cuidar mesmo porque hoje em dia a vida é muito corrida, principalmente,  da mulher que tem filhos, tem muito trabalho fora, tem marido, tem casa”, comenta.

Uma das ações que beneficiou foi a extensão dos horários de realização de preventivos nas unidades de saúde. O atendimento está sendo feito até às 20h durante todo o mês de outubro. “A campanha realmente é muito válida e nos temos que fazer”, disse a secretária.

As ações ainda incluíram um evento no começo do mês voltado às funcionárias da Secretaria de Saúde, para o repasse de conhecimentos para quem atende. “Nós abrimos o Outubro Rosa com as mulheres da Secretaria e da Prefeitura Municipal de Irati. Abrimos com elas, com os exames, fizemos um grande evento, com palestras, e aí demos munição para elas cuidarem das nossas mulheres”, disse.

Junto a isso, uma parceria com a Santa Casa de Irati também procura levar os exames a mais mulheres. “Nós estamos fazendo o preventivo das mulheres da Santa Casa. Já tem agendado para esta semana 70 exames”, relata.

Nas mamografias, que ajudam a detectar o câncer de mama mais cedo, também há uma boa adesão das mulheres. “Nós não temos filas. Está zerado, então pode marcar a tua mamografia, geralmente é marcado para dois ou três dias. Está tranquilo”, disse.

Para o médico-oncologista, Romilton Leal, da unidade avançada do Hospital Erasto Gartner em Irati, campanhas como essas ajudam quem tem câncer a chegar mais cedo aos centros especializados. “Nossa unidade é referenciada, depende da unidade básica de saúde. Aquela conscientização que o paciente precisa para conseguir chegar até essa unidade aqui do Erasto [em Irati] precisa passar no posto de saúde. O paciente que vai no posto de saúde, essa campanha se for colocada para este tipo de paciente, ele vai lá e vai chegar aqui também”, disse.

Em relação ao Outubro Rosa, o médico destaca que a atenção sobre a saú