Em Irati, secretário estadual de Educação comenta projetos e ouve demandas dos diretores
Na manhã da última quinta-feira (17) o secretário estadual de Educação, Renato Feder, esteve na Câmara de Vereadores de Irati para participar de uma reunião com diretores das escolas do Núcleo Regional de Educação de Irati. À tarde, visitou as instalações do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, Colégio Florestal, em Irati.
Durante a reunião pela manhã, o secretário comentou sobre novos projetos e ouviu demandas dos diretores da região. Além de destacar projetos realizados pela pasta, o secretário também anunciou o programa Ganhando o Mundo, que deverá oferecer a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental um programa de intercâmbio para cursar o 1º ano do Ensino Médio em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. 30% das vagas deverão ser destinadas a alunos que são de famílias do programa Bolsa Família.
“O aluno precisa ter 90% de frequência, precisa ir bem na escola, ter média acima de 7, precisa participar da Prova Brasil e da Prova Paraná. Todos esse indicadores veremos no final do ano para selecionar os alunos para viajarem no ano que vem”, explicou o secretário.
O projeto ainda está sendo analisado pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e deve ser votado na próxima semana.
Projetos
Outro destaque foi a Prova Paraná, que chegou a ter 94% de participação dos alunos. No programa Presente na Escola, que monitora a frequência dos alunos, a região possui 85,1% de frequência, mas deve subir para 91%.
Outro programa enfatizado pelo secretário foi o de Tutoria Pedagógica, lançado em março, que oferece encontros presenciais semanais, acompanhamento pedagógico e formações continuadas com foco no desenvolvimento pedagógico. Em Irati, 90% das escolas do Núcleo participam do programa.
O secretário ainda destacou as obras realizadas na região que chegam a um total de quase R$ 500 mil. Projetos, em fase experimental, que pretendem levar programação às escolas e ensino de educação financeira também foram apresentados.
Demandas
Durante seus pronunciamentos, a secretária municipal de Educação de Irati, Rita de Cássia Penteado de Almeida, e o prefeito de Irati, Jorge Derbli apresentaram algumas demandas ao secretário.
O prefeito de Irati pediu mais recursos para o transporte escolar. “Nós sabemos que os municípios bancam o transporte escolar municipal, ao mesmo tempo, damos uma carona para o transporte estadual. Em Irati, diariamente, os 50 ônibus que temos para fazer o transporte percorrem em torno de 5 mil km. Transportamos em torno de 3.500 alunos, dos quais em torno de 2.000 alunos são da área estadual. E o recurso que vem do Estado, aqui em Irati, por exemplo, dá para manter só dois meses dos dez meses que a gente faz o transporte”, disse.
O secretário disse que o Governo do Paraná deverá aumentar os repasses do transporte aos municípios e também ajudar os municípios a aumentar a frota. “A Secretaria Estadual vai bancar 20% do custo do ônibus que a prefeitura vai poder comprar. Estamos liberando a compra de mil ônibus financiados pelo Banco Estadual, onde o Governo do Estado entra com 20%, o município entra com 80% e isso pode ser financiados em 10 anos, com juros muito baixos”, disse.
Rita Almeida pontuou que hoje o

