Programa Criança Feliz é lançado em Fernandes Pinheiro
O município de Fernandes Pinheiro lançou na sexta-feira (11) o programa Criança Feliz, feito em parceria com o Governo Federal. O lançamento aconteceu durante a primeira edição da Família na Praça, ocorrido na praça Manoel Pedro Corrêa Lima.
O programa Criança Feliz tem o objetivo de ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Entre as ações do programa estão visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
O programa em Fernandes Pinheiro atenderá gestantes, crianças até 3 anos com famílias beneficiadas no Bolsa Família, crianças de até 6 anos e suas famílias que tem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) 2, crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão de aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e Adolescente.
Segundo a prefeita Cleonice Schuck, a meta da primeira fase é de atender até 100 crianças. “Vem alinhado a um projeto da Primeira Infância que já existe no nosso país há vários anos com resultados muito positivos. É um trabalho que vem para fortalecer o vinculo das nossas crianças e seus familiares”, disse durante o lançamento.
As visitas devem começar pelo interior, nas localidades de Saruva, Bituva dos Machados, Bituva das Campinas e Bituva dos Lúcios, para depois seguir para a zona urbana de Fernandes Pinheiro. Após essas visitas, a equipe deverá fazer uma capacitação de 15 dias em Curitiba e no início do ano retomam o trabalho de acompanhamento semanal nas famílias.
O trabalho ocorrerá em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a Secretaria de Ação Social, a Secretaria de Educação, e integrados com a Secretaria de Saúde.
Família na praça
A 1ª edição do Família na Praça contou com apresentações de fanfarra e do Grupo de Capoeira de Imbituva, além de pintura facial e lanches para as crianças.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Foto: Assessoria PMFP

