Vendas motivadas pelo Dia das Crianças aumentam neste ano
Fecomércio aponta crescimento de 11,5% e que intenção de compras de brinquedos predomina. Comerciantes de Irati comentam como estão as vendas
O comércio de Irati está otimista com as vendas do Dia das Crianças de 2019. Segundo vendedores, foi possível notar uma melhora de 20% nas vendas que começaram no início do mês. A expectativa é de maior público nos últimos dias que antecedem a data.
E a melhora é comprovada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), que mostra que 68% dos paranaenses pretendem presentear neste Dia das Crianças. O percentual é superior aos 61% verificados no ano passado, o que significa um crescimento de 11,5%.
Segundo a Fecomércio, em média, cada consumidor pretende presentear duas crianças. E a preferência é para os brinquedos, que correspondem a 60% das intenções de compra. Sapatos e roupas tem 25%, seguidos por jogos educativos (17%), eletrônicos (10%), livros e afins (6%) e cosméticos (1%). Há também aqueles que pretendem dar o valor em dinheiro para a criança escolher o presente (4%).
Em Irati, o proprietário da loja Policenter, Sandro Poli, comentou que as vendas aumentaram de 20 a 30% desde o início do mês. “Está melhor, o povo está mais animado para passar esse ano. Desde o começo do mês tivemos uma melhora, começou a sair os brinquedos, mas na véspera, nos dois últimos dias que antecede o Dia das Crianças, vende mais”, comenta.
A vendedora da loja Thallento, Kauana Westarb, acredita que o pico de vendas deve acontecer no dia que antecede ao feriado. “Deu uma melhorada. Esperamos que próximo do dia tenha um movimento maior. Normalmente as pessoas deixam para comprar o presente por último, se for ver de todos os anos, o movimento maior é nos últimos dias, esse ano, o Dia das Crianças vai ser no sábado, o movimento vai acontecer na sexta”, conta.
A procura pelos brinquedos não é novidade, segundo comerciantes. Personagens de desenhos animados estão entre os mais procurados. “Normalmente vemos que o que as pessoas mais procuram é o que está na mídia, o que mostra em desenhos de canais abertos ou em propagandas também”, disse Kauana.
“O que está no auge este ano são os dinossauros e as nurfs, que são pistolas com munição de borracha”, comenta Sandro.
Texto: Da Redação/ Hoje Centro Sul
Fotos: Jonas Stefanechen/ Hoje Centro Sul

