Governo vai ajudar municípios a melhorarem índices de aprendizagem

Por Redação 3 min de leitura

A proposta é ampliar o suporte técnico e pedagógico e promover ações colaborativas entre Estado e municípios para garantir o ensino de qualidade nas redes municipais de ensino. O Governo do Estado vai investir R$ 100 milhões ao longo de três anos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou na última quarta-feira (11), em Curitiba, o programa Educa Juntos, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para apoiar os municípios e melhorar os índices de aprendizagem e alfabetização dos estudantes paranaenses desde a educação infantil.

A proposta é ampliar o suporte técnico e pedagógico e promover ações colaborativas entre Estado e municípios para garantir o ensino de qualidade nas redes municipais de ensino. O Governo do Estado vai investir R$ 100 milhões no programa ao longo de três anos.

Esta é a primeira vez que o Estado dará suporte pedagógico aos municípios, com a oferta de formação continuada aos professores, de materiais didáticos para alfabetização e disponibilização do Prova Paraná para avaliar os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

“Os municípios não serão obrigados a aderir ao programa, mas o Estado estará à disposição para construir um projeto que crie uniformidade no ensino, desde a base até o ensino superior”, disse o governador.

O intuito, acrescentou, é preparar os alunos desde crianças para encarar o mundo que se transforma de forma veloz. “Nosso desafio é preparar o Paraná para o futuro, com a visão de como o Estado deve estar em 2030. Se queremos um Estado inovador, precisamos nos preparar desde agora, e a educação é peça chave deste processo”, afirmou Ratinho Junior.

O Paraná tem cerca de 382 mil alunos matriculados na educação infantil e aproximadamente 653,5 mil nos anos iniciais do ensino fundamental, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São cerca de 8,7 mil estabelecimentos de ensino e 72,3 mil professores nos 399 municípios.

 

Trabalho conjunto 

Mesmo sem obrigatoriedade na participação, todos os municípios paranaenses já demonstraram interesse em aderir ao programa, afirmou o secretário da Educação, Renato Feder. “O Educa Juntos tem ações práticas que integram os municípios e o Estado. Vamos construir juntos o material de alfabetização, o Estado vai oferecer as provas para conferir o quanto os alunos estão aprendendo e também a tecnologia que temos na rede estadual”, explicou.

De acordo com ele, algumas ferramentas já estão disponíveis para as redes municipais, como as formações para professores e a Prova Paraná. “Vamos agora construir um material de alfabetização para que ele esteja na escola no ano que vem, já no início do ano letivo”, disse Feder.

Edimar Santos, vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, explicou que o Estado sempre deu suporte para os municípios em áreas como transporte e merenda escolar, mas o trabalho pedagógico conjunto e a troca de experiências de aprendizagem são inéditos.“O Educa Juntos traz algo diferente. Nós vamos mexer com as equipes pedagógicas. Obras são importantes, o transporte escolar é necessário, mas não é só isso que resolve, precisamos trabalhar no dia a dia da educação”, afirmou Santos.

Para Márcia Baldini, vice-presidente no Paraná da União Nacional dos Dirige