Consórcio de Saúde quer construir sede para que todos os serviços sejam num único lugar

Por Redação 3 min de leitura

Em Irati, o novo Centro de Especialidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) poderá contar com um centro de acolhimento para pacientes que ficarão durante o dia esperando consultas.

O planejamento ocorre após a Secretaria Estadual de Saúde pedir aos consórcios intermunicipais do estado para que planejem este tipo de local. Segundo o diretor do CIS/Amcespar, Luis Fernando Zanon de Almeida, a intenção é incluir esse local no projeto da construção do novo Centro de Especialidade que será feito em Irati. Atualmente, o Consórcio possui apenas a Casa da Gestante.

Como o projeto para o novo Centro de Especialidades ainda está sendo feito, há essa possibilidade de incluir. “Esse centro de acolhimento no espaço do Consórcio vai dar um conforto maior dos pacientes que vêm muito cedo”, explica.

O local funcionaria somente durante o dia e é direcionado a pacientes de outros munícipios, que precisam esperar durante o dia todo por uma consulta.

Centro de Especialidades

A obra do novo Centro de Especialidades é um dos grandes projetos do CIS/Amcespar. O projeto quer reunir em um só lugar áreas que estão espalhadas em Irati. “O Centro de Especialidade é uma obra que vai substituir os locais que nós estamos atendendo, que é no Ambulatório, o ConSus, o administrativo, o CEU – Centro de Especialidade Odontológica. Vamos reunir tudo em um local só para melhor atendimento, para distribuição melhor das vagas e melhor conforto dos pacientes”, explica o diretor do CIS/Amcespar.

O Centro de Especialidades será feito em um terreno de área de 6.458 metros quadrados, localizado no final da Avenida Getúlio Vargas, próximo a Yazaki.  A edificação terá em torno de 3 mil a 3.200 metros quadrados.

Haverá ainda mais outra área verde de 4.293 metros quadrados que também fará parte do projeto. “Nós vamos manter como está, e faremos umas melhorias lá, para que também tenha um local para os pacientes andarem e sentarem na sombra. Vamos estruturar o espaço, até com academia ao ar livre”, conta.

O projeto também poderá incluir a realização de exames no mesmo prédio, com equipamentos de imagem. “Estamos fazendo um estudo para ver o que podemos colocar para facilitar o atendimento dos médicos, a parte logística, dentro da estrutura”, explica.

Além de trazer mais conforto aos pacientes, o novo projeto ajudará a oferecer acessibilidade, principalmente aos que frequentam o Ambulatório, que não possui uma estrutura acessível. “Estamos tentando colocar acessibilidade no prédio, mas como o consórcio dos municípios não pode investir no prédio do Estado [o prédio é cedido pelo Estado], nós ficamos dependendo do Estado. Foram feitas três licitações, as empresas iniciam e não terminam. A última que era para começar em fevereiro, abandonou a obra”, detalha.

Terreno

A Prefeitura de Irati deverá doar o terreno para o Governo do Estado para a construção do Centro de Especialidades. A obra será feita com recursos estaduais e, após ser finalizada, passará ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), que administrará o centro.

O diretor do CIS/Amcespar explica que a decisão por esse processo ocorreu para diminuir os custos para o Consórcio.