Um Jubileu Inesquecível
No dia 08 de setembro, dia da Natividade de Maria, Mãe de Jesus, um dia iluminado em todos os sentidos, e muito especial, marcou o Jubileu Sacerdotal dos 25 anos do iratiense padre Anderson Spegiorin, da Congregação Sociedade de Cristo.
Em dia de sol pleno, vimos a comunidade de Rio Claro do Sul confluir em peso até a Igreja Matriz da Paróquia e Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário [em Mallet], somando-se a presença de familiares, amigos, representantes de outras comunidades onde o padre Anderson trabalha e já trabalhou, inclusive de outros estados; representantes da classe política da região, grupos folclóricos poloneses e ucranianos, vários padres, amigos de vocação e representando a Igreja em suas várias ordens também estavam lá.
Lá também representantes da Paróquia Nossa Senhora da Luz de Irati, onde foi ordenado, da Paróquia São Miguel, raiz da comunidade polonesa de Irati, da Braspol- Núcleo Irati, do Programa Hora das Nações e de tantos outros.
A Igreja lotada, com muita gente participando da cerimônia, tanto dentro quanto fora, ouviram, após a leitura do Evangelho, o padre Kazimierz Długosz em seu pronunciamento como Provincial, fazer referência à vida do jubilado, lendo também mensagem advinda do Reitor da Província, padre Zdzisław Malczewski, que justificou ausência devido estar em Florianópolis para as comemorações dos 150 anos do início da Imigração polonesa no Brasil.
Presenciar o reconhecimento da comunidade e do povo eslavo para com aquele representante da etnia polonesa e que, exercendo sua vocação sacerdotal em perfeita sintonia com o carisma da congregação, ou seja, a assistência pastoral aos poloneses que vivem fora das fronteiras do estado polonês foi um momento de grande alegria, principalmente por ratificar um sim dado ao Senhor há muitos anos atrás.
No domingo pudemos ver uma Festa Polonesa em sua essência: o valor da participação e devoção do povo a Deus fizeram no Santuário Mariano, a festa de todos, com valores culturais e o resgate de tradições para celebrar a parte festiva. A presença do Grupo Folclórico Polonês Mazury, do Grupo Folclórico Polonês Krakow e do Grupo Folclórico Ucraniano Spomen fizeram o povo relembrar e valorizar suas raízes. Até a tradição do pão presente nas cerimonias matrimoniais conhecido como Korovai fez a alegria de todos. Um Jubileu de Prata inesquecível.
Enfim, um dia pra ficar na história da Congregação, da Comunidade, na vida do Padre Anderson, na vida do povo de Rio Claro do Sul e de todos nós.
Sto Lat amigo padre Anderson Spegiorin! E obrigado pelo seu trabalho, pelo seu amor à Igreja, à Maria Santíssima e principalmente a Jesus Cristo Nosso Senhor.
Texto: Herculano Batista Neto

