Municípios da Região recebem o programa Caixa d´Água Boa
Inácio Martins, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Mallet, Prudentópolis e Imbituva estão entre os 134 municípios paranaenses inclusos no Programa Caixa d´Água Boa, do governo do estado. Nesta segunda-feira (09), os prefeitos destes municípios da região Centro Sul estivaram em Curitiba, no Palácio Iguaçu, e participaram de uma solenidade em que o governador Carlos Massa Ratinho Júnir anunciou a expansão do programa.
Em todo o Estado, 3.500 famílias serão atendidas e receberão um reservatório domiciliar com capacidade de 500 litros, tubulação e base metálica, além de profissionais para instalação das caixas d´água. O governador destacou que a iniciativa gera dignidade para as famílias mais carentes do Paraná. “Esse programa se encaixa dentro um tripé de gestão composto por eficiência na máquina pública, investimentos em infraestrutura e visão social”, afirmou.
“O programa dá mais qualidade de vida para essas famílias. Ele garante o acesso à água tratada e uma reserva em caso de manutenção na rede. É um projeto social maravilhoso. A existência de uma caixa d’água pode passar despercebida, mas para as pessoas mais humildes faz toda a diferença”, completou Ratinho Junior. “Também é um programa preventivo. Ter água tratada disponível em casa evita uma série de doenças”.
A melhoria do abastecimento de água e das condições de habitabilidade tem como alvo as residências de famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar per capita de até R$ 499, que residem nos municípios prioritários com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que possuem os indicadores sociais e econômicos mais críticos do Estado.
A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e a Sanepar são as principais responsáveis pelo desenvolvimento do programa no Estado, em parceria com os municípios.
Em Fernandes Pinheiro, o programa beneficiará 30 famílias. Em Prudentópolis, serão atendidos moradores da área rural. “Ainda temos áreas vulneráveis e o programa se encaixa como uma luva para levar água de qualidade a todos. Isso complementa um trabalho de cadastramento na atenção básica da saúde, para evitar doenças”, explicou o prefeito Adelmo Luiz Klosowski .
Recursos
O Caixa d’Água Boa, voltado à melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social, é desenvolvido com recursos oriundos de um contrato do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Neste contrato estão previstas regularização fundiária de assentamentos precários e produção ou melhoria de moradias urbanas e rurais – na qual se insere o programa.
Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Agência Estadual
Fotos: Agência Estadual

