Registros de incêndios em vegetação dobram em julho em Irati
Julho registrou o dobro de ocorrências de incêndio em vegetação em comparação ao ano passado. Legislação municipal proíbe a queima.
O sistema do Corpo de Bombeiros registrou o dobro de incêndios em vegetações em Irati no último mês, comparado ao ano passado. Em julho de 2018, foram 15 registros. Em julho deste ano, o número subiu para 30 registros.
Neste primeiro semestre, os incêndios em vegetação também já superaram os números do ano passado inteiro. Ao todo, 2018 contou com o registro de 80 ocorrências deste tipo. Até agosto deste ano, já são 54 ocorrências.
Somente nos cinco primeiros dias de agosto de 2019 foram registradas 11 ocorrências, cinco delas somente neste domingo (04) e em horários próximos, além de estar dentro da zona urbana. No ano passado, 18 ocorrências foram registradas em todo o mês de agosto.
Causas
De acordo com a secretária de Ecologia e Meio Ambiente de Irati, Magda Adriana Lozinski, os focos de incêndio tem causa humana. “Por se tratar de margem de rodovia, é difícil a gente controlar porque o fogo não se inicia sozinho. Provavelmente alguém passa, joga uma bituca de cigarro, ou até mesmo, começa uma queima controlada e daqui a pouco, devido à seca que está e a geada que deu – o mato está muito seco, não tem umidade –, então o fogo acaba se expandido em uma velocidade que não tem mais controle, tomando proporções que podem vir a causar algum tipo de acidente”, disse.
A secretária destaca que não é apenas nas margens de rodovias que os focos são encontrados. “Não é somente ao longo das vias. Muitas pessoas se utilizam dessa prática para fazer a limpeza da propriedade. E é proibido”, conta.
A queima de vegetação em terrenos urbanos pode trazer multa ao proprietário. Se houver reincidência, a multa pode dobrar. “Todo e qualquer tipo de queima de resíduos é proibida, o lote sendo baldio ou não, ou mesmo que você faça a limpeza do seu quintal, do seu jardim, e depois queira queimar as folhas, os galhos. Essa queima é proibida, isso está dentro da lei municipal. Nenhum tipo de resíduo é permitido ser queimado dentro do imóvel, dentro do perímetro do imóvel”, explica.
Prejuízos
A secretária explica que a proibição em terrenos urbanos existe para prevenir possíveis prejuízos. “Se a gente pensar em área urbana, nossa residência é circundada por outras residências. Acabamos interferindo inclusive na qualidade de vida dos vizinhos do bairro, até mesmo da população como um todo. Devido ao número de focos, acaba prejudicando a qualidade do ar. Neste momento a qualidade do ar já não traz uma característica muito boa para a nossa respiração, então se cada um se conscientizar e não fizer essa queima, nós conseguimos melhorar a qualidade do ar”, disse.
Coleta verde
O serviço de coleta verde é a alternativa para a limpeza dos terrenos. Para conseguir o serviço, é preciso fazer um protocolo na Prefeitura de Irati, solicitando que a coleta verde passe em sua casa.
Na residência, o munícipe tem que preparar os materiais verdes, como folhas, galhos, gramas, e outros, para a coleta ser realizada.
A secretária lembra que resíduos plásticos não podem ser misturados e devem ser separados para a coleta seletiva. “Disponha da maneira correta que você não vai estar prejud

