Editorial – Internet: facilidades e de golpes
O dia a dia nos tempos modernos tem sido cada vez mais corrido. Muitas tarefas, que devem ser feitas rapidamente, e muitas atividades que exigem cada vez mais das pessoas.
Nesta rotina agitada, todo mundo acaba usando muito o celular, mensagens e aplicativos. As notícias são acompanhadas em tempo real, as informações correm rapidamente e essa urgência acaba virando algo tão rotineiro que as pessoas ficam angustiadas em não saber rapidamente ou então não solucionar questões rapidamente.
É dessa suposta necessidade de urgência que muitos estelionatários estão se aproveitando. Com a busca da rapidez, as coisas não possuem mais a atenção que se tinha em outros tempos, quando o uso da tecnologia não era tão popular. Estelionatários estão atentos e esses deslizes e mandam mensagens encorajando as pessoas a passaremseus dados, sem se darem conta que estão passando.
Só depois de cair em um golpe é que a pessoa começa a dar atenção à mensagem: acha erros de português, verifica que nunca solicitou e encontra formatações que já desconfiariam se tratar de um golpe.
É preciso quese volte a prestar a atenção nos detalhes. Olhar duas vezes, questionar o que está recebendo e fazer uma busca na internet de poucos segundos pode evitar que se caiaem golpes. No caso exposto nesta edição, o golpe poderia ser evitado caso a publicação do anúncio em um site fosse verificada. Verificando que a publicação já estava no ar, a pessoa já desconfiaria da necessidade de validação e evitaria passar mais dados.
A internet traz imensas possibilidades, mas é necessário que as pessoas também saibam que o meio traz alguns perigos. Fake News e golpes na internet estão cada vez mais populares. Os golpistas se aproveitam do desconhecimento técnico e da falta de atenção das pessoas.
Por isso, novamente, é necessário que todos prestem atenção naquilo que recebem. Questione. Desconfie. Pesquise. Mas principalmente, mantenha-se curioso. Porque é essa curiosidade que ajudará as pessoas a questionarem o que recebem e também usar as mais vastas possibilidades que a internet pode te dar.

