Com o frio, aumenta procura por serviços médicos no Pronto Atendimento 24 horas
O inverno começa apenas no dia 21 de junho, mas as temperaturas já estão baixas há vários dias e a procura por atendimento médico aumentou, sobretudo na saúde pública.
Segundo o médico Eduardo Bento, crianças e idosos são os que mais procuram o Pronto Atendimento Municipal de Irati nesta época. “Toda segunda-feira estamos atendendo mais de 100 pessoas em um período de 12 horas”, disse.
Muitos procuram o serviço mesmo não sendo casos de emergência ou urgência. O médico orienta quando as pessoas devem ir ao Pronto Atendimento e quando devem procurar à Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas casas.
Eduardo Bento esclarece que as pessoas precisam ir ao Pronto Atendimento quando estiverem com sintomas como “febre alta, queda do estado geral, quando a pessoa começa a ficar bem caída, ficar só de cama, ter secreção purulenta, tanto na tosse quanto na coriza”. Ele também destaca os sintomas de problemas menos graves, em que não é preciso ir ao Pronto Atendimento. “Febra baixa, dor de cabeça, dor articular são sintomas gripais e a pessoa podeprocurar uma Unidade Básica de Saúde”, explica.
O médico comenta que uma gripe demora de cinco a dez dias em um paciente normal e que se deve procurar o atendimento primeiro nas unidades básicas de saúde, especialmente em casos mais brandos, já que o paciente possui mais condições de esperar. Contudo, há situações em que a pessoa possui sintomas brandos no momento de marcar a consulta, mas quando volta para a realização da consulta, os sintomas se agravam.
Nesses casos, o médico explica que há encaminhamento para o Pronto Atendimento. “A pessoa tem que procurar a unidade básica de saúde, depois dali ela vai ser encaminhada ao Pronto Atendimento. Lógico que tem algumas coisas que não vai ter tempo de irlá. Vamos supor uma hipertensão, uma pressão alta como é popularmente conhecida, pode ir direto ao Pronto Atendimento, que isso se enquadra no critério de atendimento um pouco mais rápido”, disse.
Outra situação é quando a equipe de saúde consegue verificar sintomas agudos no paciente assim que ele chega à unidade. Nesses casos, ele deve ser encaminhado diretamente ao Pronto Atendimento. “Se a pessoa procurar ela vai receber a orientação: ‘Você pode ir para o Pronto Atendimento’. Até eles mesmo fazem o contato conosco: ‘Estamos encaminhando um paciente um pouco mais grave’. O paciente já chega com o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde e sabendo o critério de gravidade, já vai ser atendido conforme a estratificação de risco”, explica.
Uso errado gera transtornos
Para o médico, a busca pelo Pronto Atendimento sem sintomas agudos é a razão para a demora nos atendimentos. “Hoje em dia o Pronto Atendimento está sobrecarregado pelas pessoas não terem esse conhecimento, saber para o que procurar o ProntoAtendimento e para o que procurar a Unidade Básica de Saúde. Com a conscientização da população nós conseguiremos sanar alguns problemas. Sobrecarrega o serviço, porque são coisas que não são de cunho do Pronto Atendimento e as pessoas que precisam, acabam esperando um pouco mais devido à grande procura”, disse.
No Pronto Atendimento, ele explica que o paciente é classifica

