Região realiza ações contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Municípios da região têm realizado ações no mês de maio em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.
Fernandes Pinheiro
Em Fernandes Pinheiro, a programação contou com ações em escolas municipais e estaduais desde a segunda-feira (13). A Rede Municipal de Proteção promoveu um teatro a partir da adaptação feita pela equipe do CRAS, da história de João e Maria.
O planejamento e a execução se deu por parte das equipes da Assistência Social ( CRAS, CREAS e Conselho Tutelar) que percorreram sede e interior do município.
Na sexta-feira (17), a programação encerrou com uma caminhada, com saída na Praça Manoel Pedro Correa Lima.
Rebouças
Em Rebouças, uma das ações foi uma caminhada intitulada “Faça Bonito” na sexta-feira (17). Além da caminhada, aconteceram apresentações artísticas na Praça dos Ferroviáriasque reforçaram a mensagem do combate ao abuso e à exploração.
No sábado (18), também aconteceu atividades no campo municipal de Rebouças. Brinquedos, brincadeiras e apresentações marcaram o dia.
Inácio Martins
Em Inácio Martins, a semana também foi de muitas programações. As atividades aconteceram em escolas do município e foram feitas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, CREAS, CMDCA e Conselho Tutelar. No sábado (18), as equipes também realizaram uma blitz para conscientizar a população sobre o assunto.
Irati
Em Irati, a programação contará com uma mesa redonda que discutirá a violência contra crianças e adolescentes. O evento ocorrerá na Câmara Municipal de Irati, às 13h, no dia 31 de maio.
Integrarão a programação do evento, além do espaço de discussões, algumas palestras vinculadas ao assunto.Pela Unicentro, Ana Paula Müller de Andrade irá abordar “A Proteção da Vítima de Violência”. Em seguida, Marcos Claudio Signorelli, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vai enfocar “Gênero e Diversidade nas Escolas”. Representando a Unopar e Cescage, Paulo Fernando Pinheiro falará sobre o tema “Legislação e a Proteção da Vítima de Violência”. Encerrando a programação, Tarcila Santos Teixeira, que é Promotora de Justiça da Comarca de Curitiba, vai explanar sobre “Escuta de Crianças e Adolescentes”.
Mais informações pelo telefone 3907 3104.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

