Fase municipal da Olimpíada de Robótica do IFPR será neste fim de semana

Por Redação 3 min de leitura

Equipes selecionadas nesta fase irão representar Irati na fase estadual

No próximo sábado (18), será realizada no ginásio do Instituto Federal do Paraná (IFPR)Campus de Irati, a Olimpíada de Robótica que selecionará equipes para representar o município na fase estadual da competição. Nesse ano, a competição estadual deve reunir 26 campi e mais de 200 alunos de todo o estado do Paraná, no município de Colombo.

O técnico do laboratório de Informática, Adilson de Oliveira Pimenta Junior, explica como é realizada a competição interna que seleciona as equipes para representar Irati. “Contamos hoje com sete equipes. Geralmente fazemos uma seletiva interna, por exemplo, existem quatro equipes trabalhando na mesma modalidade. A equipe vencedora irá representar o Instituto. Geralmente levamos duas equipes e dependendo das condições mandamos até mais [equipes]”, disse.

As duas melhores equipes da fase regional representarão o Paraná na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O Campus de Irati tem se destacado entre os Institutos Federais do Paraná. “O Campus de Irati sempre está entre os primeiros na fase estadual. No ano passado alcançamos a terceira colocação no modo resgate, sendo que os dois primeiros colocados disputam a fase nacional. No ano de 2016, o Campus de Irati disputou a fase nacional, no Recife”, conta.

Modalidades

A Olimpíada é dividida em diversas modalidades como resgate, seguidor de linha e sumô. Na modalidade resgate, os alunos devem desenvolver um robô para salvamento. “O objetivo é resgatar uma vítima de algum determinado local e temos que fazer um robô que vá até esse local e salve a vítima reconhecendo e passando por obstáculos”, explica Adilson. Em uma segunda etapa, o robô precisa localizar bolas pretas de isopor em uma sala e colocar em uma área segura.

Na modalidade seguidor de linha, o robô precisa alcançar o menor tempo possível em uma pista sem obstáculos. “É feita uma pista sem interrupções, que pode ser reta com cruzamentos, o robô tem que percorrer no menor tempo possível. O aluno tem trêstentativas para fazer esse menor tempo”, conta.

A modalidade sumôpromove a luta entre os robôs como na arte marcial japonesa. Os robôs são divididos por categorias de pesos. “O objetivo do robô é tirar o outro pra fora da pista [circular]. Os robôs são separados por categorias de pesos podendo pesar de meio a um quilo”, disse Adilson.

Corte de verbas

O corte de verbas em todos os Institutos Federais do país, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), tem afetado o Campus de Irati em aquisição de materiais e transporte impossibilitando a participação em alguns campeonatos.

“A aquisição de alguns materiais foi cortada. O transporte para todos os campus foi reduzido. O Campus de Irati tentará a possibilidade de ir com a metade da equipe, através de busca por recursos com vendas de rifas, patrocínio, mas para alguns eventos não será mais possível ir”, comenta o técnico de laboratório Adilson de Oliveira Pimenta Junior.

Estudantes e professores do IFPR e Unicentro irão fazer uma paralisação nesta quarta-feira (15). Um ato deverá ocorrer na esquina das ruas Munhoz da Rocha e XV de Novembro às 9 horas.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fo