Empresas assumem o cuidado das rotatórias de Irati e os resultados surpreendem
As rotatórias de Irati ganharam um charme a mais nos últimos meses, com flores coloridas e constante manutenção dos gramados.
A mudança é resultado da implantaçãodo programa Flor-A-Ti pela prefeitura de Irati,há seis meses, quando empresas começaram a adotar rotatórias e espaços públicos, tornando-se responsáveis pela manutenção dos locais.
Uma dessas empresas é o Posto Isa, que aceitou o convite da empresa PZ Refrigeração, para atuar em parceria na manutenção da rotatória localizada em frente às empresas. “Entramos em um consenso. Cada um cuida um pouco. Por exemplo, um cuida da grama, outro da flor”, explica o gerente do Posto Isa, Paulo Sérgio Vecelovkz.
O administrador do Posto Isa, Mário Francisco Bozza, conta a repercussão positiva da atitude. “Essa rotatória, pelos elogios que temos recebido, virou um cartão postal para nossa empresa”, disse. Ele também dedica o resultado da manutenção ao trabalho dos funcionários. “Queremos parabenizar principalmente o trabalho do Paulo, que é responsável por esse trabalho”, disse.
Paulo explica que o resultado do trabalho vem da dedicação das duas empresas. “Se é para ficar bonito, vamos deixar bonito. Se for para fazer mais ou menos, ou deixar mato, você não pega e nem faz”, afirma.
Projeto
Das 17 rotatórias disponíveis para adoção, apenas três ainda precisam ser adotadas. Dessas três, duas ainda estão em negociação.
A assessora para assuntos de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente, Mara Parlow, destacou que a participação das empresas no projeto tem surpreendido. Principalmente porque,no início, a pasta realizou as visitas aos empresários para apresentar o projeto, e agora, são eles que procuram.
“Especialmente nesse ano, por conta de várias já estarem adotadas, começa a aparecer mais. É um projeto que começa aparecer na cidade, então temos recebido propostas, empresas, entidades, pessoas jurídicas, têm vindo ao encontro do projeto.Eu suspeitava que iria acontecer, mas não imaginava que ia ser tão satisfatório. Nós nos gratificamos porque até disputa por rotatória está acontecendo”, conta.
O decreto que regulamenta o projeto também menciona outros espaços públicos, como parques e canteiros. Por isso, a intenção é expandir o projeto e um dos primeiros lugares poderá ser um trecho da Rua da Liberdade, pois um empresário já se disponibilizou a cuidar.
Notificação
Apesar do resultado positivo de várias empresas, há algumas rotatórias onde os adotantes ainda não realizaram a manutenção.
Por isso, a decisão é de notificar os empresários para que façam a manutenção. “No transcurso de alguns meses nós estamos encaminhando uma notificação, com um prazo para que esses adotantes se manifestem. Se de fato vão adotar a manutenção ou se desistem. Havendo desistência, é preciso manifestar por escrito, precisa estar arquivado”, relata.
As rotatórias que tiverem desistência poderão ser remanejadas para outras empresas interessadas em adotar.
Implantaç&a

