Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk
Baixou o nível
No bate-boca que a oposição ao governo Jair Bolsonaro (PSL) coordenou durante a ida do ministro da Economia Paulo Guedes à Câmara para discutir a Reforma da Previdência, nesta quarta-feira (03), um deputado paranaense se destacou e conseguiu seus cinco minutos de fama nacional. Zeca Dirceu (PT) não mediu esforços para aparecer, baixou o nível, jogou o decorro parlamentar no lixo, e disse que Guedes era “’tigrão’ com os aposentados” e “’Tchuchuca’ com a turma mais privilegiada”. Fora do microfone, Paulo Guedes se dirigiu a Zeca Dirceu e respondeu: “Você não falte com o respeito comigo. Tchutchuca é a mãe, tchutchuca é a vó”.
Discussão legítima
A oposição pode e deve questionar a Reforma da Previdência proposta pelo governo. Discutir ponto a ponto do texto, articular apoios para fazer alterações que sejam benéficas para a população, manter garantias aos mais pobres. Tudo isso seria legítimo e louvável. Não o bate-boca grotesco com o objetivo de aparecer na mídia.
PSDB e PSD se posicionam
Os presidentes do PSDB e o PSD, Geraldo Alkimim e Gilberto Kassab, estiveram reunidos com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta quinta-feira (04) e declararam apoio à Reforma da Previdência. Entretanto, o PSDB é contra mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) pago a idosos e na aposentadoria rural. Além destes dois pontos, o PSD também é contrário à instituição do sistema de capitalização sem contribuição patronal e sem piso salarial para o trabalhador.
Melhoria da infraestrutura de acesso ao Porto de Paranaguá
O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta quarta-feira (3) a contratação do projeto executivo de engenharia para restauração e ampliação de capacidade de tráfego na Av. Ayrton Senna da Silva, um dos principais acessos ao Porto de Paranaguá, no Litoral. A via tem oito quilômetros de extensão no trecho entre o entroncamento com a BR-277 e o Porto de Paranaguá. A confecção do projeto será licitada nos próximos dias e a empresa vencedora terá oito meses para concluí-lo. “A revitalização do trecho é fundamental para a logística estadual, uma vez que a Avenida Ayrton Senna representa um funil de toda a produção estadual”, afirmou o governador. Por isso, ao invés de esperar que o Governo Federal, responsável pela avenida, fizesse o projeto, a administração dos Portos do Paraná assumiu a incumbência. A administração dos Portos do Paraná faz parte da Secretaria de Infraestrutura e Logística, comandada por Sandro Alex (PSD).
Reunião da Amcesparfoi em Prudentópolis
A reunião da Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (Amcespar) foi em Prudentópolis, no dia 28 de março. Comandada pelo presidente e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato(PSD), a reunião ocorreu na sede da Apae e teve a presença de um integrante da diretoria da Federação Nacional das Apaes, Alexandre Aug

