Moradores reclamam de alagamentos que ocorrem devido ao loteamento Cartoon II em Irati

Por Redação 3 min de leitura

Moradores do bairro Vila São João em Irati, que residem nas proximidades do Instituto Federal do Paraná (IFPR), relatam que um loteamento vem causando problemasàRua Expedicionário Emilio Scheidt há cerca de cinco anos.Com as chuvas, a enxurrada traz barro para a via e algumas bocas-de-lobo são obstruídas, o que provoca alagamentos.

A moradora Verônica Gonçalves conta o que acontece. “Nosso lote lá atrás desmoronou por conta da água, foi levada a cerca. Quando chove vem muita água, vem de tudo do loteamento. A rua vira um mar”, disse.

Luis Cesar Klutkoski, outro morador da Rua Expedicionário Emilio Scheidt, também comenta o problema.  “Antes de ser feito o loteamento [Cartoon II – fase I] quase não passava água era bem pouco. Quando foram construídas as canaletas, foi largada toda água para baixo e a galeria não suporta, a rua alaga e a água vai para os terrenos”, disse.

Na tentativa de reduzir a quantidade de água e de barro que chega às residências, alguns moradores chegaram a adotar medidas paliativas, como erguer o meio-fio. “Eu entrei em contato com a prefeitura para resolver o problema, mas não adiantou. O prefeito Derbli é conhecido meu, trabalhei na firma dele, mas nem com ele resolveu. Tivemos que levantar o meio-fio porque enquanto tivesse chovendo tinha que estar tirando a água de dentro de casa”, relata Luis Gonçalves.

A Prefeitura Municipal de Irati informou que foi feita uma vistoria no local, o problema foi identificado e a empresa responsável pelo Loteamento Cartoon II – fase I foi notificada. “No ano passado, tivemos fazendo uma vistoria e vimos toda a terra descendo em direção as ruas em um período chuvoso. Constatamos uma total falta de manutenção do loteamento, porque terra em cima do asfalto acaba deteriorando o asfalto, além do mato e toda a água. Notificamos a Lalu [Administradora de Bens Ltda.] através do Aroldo [Chami] para que eles resolvessem o problema. Foi marcada uma vistoria que envolveu prefeitura, IAP [Instituto Ambiental do Paraná] e os empreendedores junto com nossa fiscalização”, explica a engenheira da Prefeitura de Irati, RozenildaRomaniw Bárbara.

Segundo ela, a empresa alegou que tinha disposto vegetação para conter parte das águas das chuvas, mas a vegetação morreu. Ainda comenta que desde a notificação feita no ano passado à empresa, esta deveria ter tomado as medidas necessárias para resolver o problema, o que não ocorreu.

“Nós, da prefeitura, vamos notificá-los novamente para fazer essas correções. A empresa precisa nos entregar o loteamento, eles são responsáveis pela situação que está acontecendo. A prefeitura dentro das leis que temos, pode dar advertências até chegar ao embargo de multas. A prefeitura tem pela legislação mecanismos para cobrar deles a responsabilidade”, destaca Rozenilda.

Empresa responsável pelo loteamento

A Lalu Administradora de Bens Ltda. é a empresa responsável pelo loteamento. Sua sede está localizada em Curitiba. Eles preferiram não se pronunciar sobre o caso, disseram que quem está cuidando da situação é a empresa AC. Imobiliária de Irati e ainda informou que a prefeitura de Irati está ciente do caso.

Em contato com a empresa AC Imobiliária, Aroldo Chamirelata que já existe a liberação da prefeitura e que estão aguardando para poder