Pedágio: Paraná pretende delegarrodovias estaduais à Uniãoe reduzir 50% do preço

Por Redação 3 min de leitura

O Governo do Paraná irá delegar rodovias estaduais à União, além de rodovias federais, que já estão no pacote de rodovias pedagiadas no estado, conhecido como Anel de Integração. O acordo foi citado neste início de semana pelo governador Ratinho Júnior, após uma reunião com ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília.

O acordo dará seguimento às discussões sobre o novo modelo dos pedágios no Paraná a partir de 2021. Um comitê de trabalho foi montado – liderado pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex – e deverá estabelecer as regras e as rodovias que entrarão em um pacote que será licitado em 2020. Neste contexto, o processo licitatório deverá ser realizado pelo Governo Federal.

O governador destacou nesta quarta-feira (13), em Curitiba, que o acordo com o Ministério abrange as exigências estaduais que devem estar incluídas na licitação.

“Para que a gente crie critérios para a nova licitação que vai acontecer antes de 2021 e as novas concessionárias assumam em 2021, com as exigências que nós estado, entendemos: modernizações e investimentos de duplicações, outras rodovias irão entrar nas concessões e também diminuir no mínimo, 50% desses preços que nós temos hoje. Essas são as exigências básicas para que o Estado do Paraná aceite a licitação junto com o Governo Federal desses grupos internacionais para investir no Paraná”, disse.

No começo da semana, o ministrode Infraestrutura, destacou que deve atuar na estruturação de projetos de concessão para o estado. “Vamos trabalhar para termos o melhor modelo possível. Temos a EPL e a Caixa como aliadas para a estruturação e a contratação dos estudos”, reforçou.

Delegação

Durante sua posse nesta quarta-feira (13), o secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, explicou a decisão em delegar trechos estaduais. “O que o Estado do Paraná está propondo ao Governo Federal é que neste momento nós podemos fazer um processo inverso, que as nossas rodovias estaduais possam ser delegadas à União, para que no pacote federal, nós temos a convicção, que será muito mais vantajoso para os paranaenses, para quem está nas rodovias, esses trechos possam ser direcionados ao Governo Federal”, explica.

O secretário ainda pontuou o motivo pelo qual a licitação deverá passar para o Governo Federal. “Já temos do Anel de Integração, entre os poucos mais de 2 mil quilômetros de rodovias pedagiadas, nós temos mais de 500 km que estão em rodovias estaduais. Então por que queremos delegar à União e não fazermos aqui? Porque no pacote é muito mais atrativo, e nosso objetivo e do governador Ratinho Júnior, é derrubar o preço e manter os investimentos de duplicação e de obras viárias importantes em todas as rodovias”, relata.

Rediscussão

Outro pedido feito pelo Governo do Paraná foi a rediscussão do Anel de Integração e as rodovias que entrarão nesta nova licitação. “Porque ao longo desses contratos alguns trechos importantes foram retirados deste Anel da Integração. Por exemplo, na rodovia PR 151, o Anel vai até Jaguara&iac