Prefeito de Irati anuncia novos secretários

Por Redação 3 min de leitura

Três secretários foram remanejados e dois novos secretários assumem –Emiliano Gomes e Jair Bispo

Na manhã desta terça-feira (22), o prefeito Jorge Derbli anunciou dois novos secretários da Prefeitura de Irati. Uma das novidades é Emiliano Gomes, que assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além dele, Jair Bispo, que já atuou no Pátio das Máquinas e na Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, assume a Secretaria de Viação e Serviços Rurais.

Outros três secretários foram remanejados. Sidnei Jorge (Sidão), que era secretário da Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, assume agora a Secretaria de Comunicação. A pasta era comandada por Wilson Pedroso (Buzina) que foi remanejado para a Secretaria de Serviços Urbanos. A pasta da Cultura será comandada por IcoAndreassa, que ocupava até então a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O prefeito comentou sobre as mudanças. “Esse remanejamento e a inclusão de dois novos secretários é o começo de uma mudança do terceiro ano de mandato. Mais mudanças ainda deverão ocorrer no primeiro escalão nos próximos dias. Estamos definindo alguns nomes para alguns setores. Mas a mudança é sempre para melhorar, para que tenhamos mais desenvolvimento na cidade”, disse Derbli.

Dentre as mudanças que deverão acontecer está a da pasta de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, comandada hoje por Dagoberto Waydzik. Ele deverá ficar no cargo até o dia 15 de fevereiro e deixará o comando da pasta para prestar assessoria para a deputada federal Leandre Dal Ponte. O prefeito contou que já possui três opções para substituir Dagoberto. “Na Secretaria de Arquitetura tem que ser um engenheiro, por causa da questão técnica”, disse. O convite já foi realizado e o prefeito disse que apenas está esperando a confirmação de uma das três pessoas.

Derblicontou que apesar da reforma, não deverá juntar secretarias. “Essa decisão de agregar Secretaria é só populista. É só para a imprensa divulgar porque se eu tenho um secretário e dez funcionários concursados, eu acabando com a Secretaria, eu acabo com o cargo do secretário. Os dez concursados continuam, são remanejados e o custo final é para nós. Um secretário pode nos ajudar muito mais na pasta, do que simplesmente extinguir o cargo de secretário e criar um departamento com pelos menos 50% do salário do secretário”, disse.

Metas

O anúncio das mudanças na gestão foi realizado após uma reunião com todo o secretariado. O prefeito destacou que uma das orientações é que cada Secretaria defina uma prioridade e foque nesta prioridade, até conseguir a sua conclusão, para então depois, seguir com o restante dos projetos.“Nós temos menos de dois anos para terminar o mandato e eu quero o objetivo que se concretize porque se ficar trabalhando os dez [projetos], os dez não acontecem. Então, vamos pegar um, eliminando esse, concluindo, vamos passar para o próximo”, relatou.

O prefeito usou como exemplo a Secretaria de Saúde que terá como primeira prioridade o prontuário eletrônico, sistema informatizado com as informações do paciente que deverá estar em todos os postos de saúde. Após isso, o foco deverá ser na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila São João. “O segundo é a conclusão da UPA, e o funcionamento da UPA. Mas vamos