Corpo de Bombeiros de Irati comemora 70 anos
Diversos eventos fizeram parte das comemorações, entre eles missas, jantar dançante e visitas às escolas municipais da cidade
Os últimos meses foram marcados por diversos eventos em alusão aos 70 anos do Corpo de Bombeiros de Irati. Instalado em 1948, ele foi o terceiro do Paraná e o primeiro do interior do estado. “No dia 8 de dezembro, o Corpo de Bombeiros de Irati completou 70 anos. Lá no início era o único de toda a região. Foi o primeiro de todo o interior, até então só tínhamos Bombeiro em Curitiba e Ponta Grossa. Como o Bombeiro de Irati é de 1948, ele se torna o terceiro Bombeiro em data de criação e o primeiro do interior”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, capitão Jorge Augusto Ramos.
Eventos
As atividades comemorativas começaram por uma missa realizada na Paróquia São Miguel, no dia 7 de outubro. “Como no dia 8 de outubro completamos 106 anos do início do serviço do Corpo de Bombeiro do Paraná, então a nossa primeira atividade foi uma missa no dia 07 na paróquia São Miguel”, diz o capitão.
O capitão aproveita para destacar a importância do lado religioso para os bombeiros. “O estado é laico, mas o homem é crente. Nós tivemos duas missas e um culto ecumênico para marcar também essa devoção que nós temos. Sem Deus, nada funciona, muitos podem discordar, mas nós como bombeiros precisamos muito e sentimos muito nessa questão religiosa”, fala.
Segundo o comandante, muitos eventos foram voltados para a área de educação. “Nós tivemos um eixo voltado para a parte de escola e educação. Levamos o que é o Corpo de Bombeiros para as crianças e adolescentes. Nós percorremos todo o interior do município, as escolas das maiores localidades do interior”, conta.
Durante o evento, as crianças puderam conhecer um pouco mais sobre o Corpo de Bombeiros, sobre como é o funcionamento no dia a dia. “Nós conversamos com mais de 700 crianças nesse período. Foi uma marca bastante boa, levando informações sobre o Corpo de Bombeiros, sobre a profissão, que é possível os jovens se prepararem para serem bombeiros, levamos uma mensagem de que o jovem hoje pode tudo dentro das profissões. Levamos o caminhão, fizemos práticas de bombeiro de como é o serviço, prática com extintores, prática de primeiros socorros, esse foi um eixo educativo”, fala o comandante.
Além dos atendimentos nas escolas, foram realizados simulados para demonstrar os atendimentos para toda a população. “Tivemos um eixo que foi o eixo de demonstração, fizemos exercícios simulados na cidade, instruções para mostrar o nosso grande trabalho, as missões do Corpo de Bombeiros. Fizemos um simulado de combate a incêndio, um simulado de salvamento vertical que entra na parte de buscas e salvamentos que é uma das nossas missões. Fizemos um simulado de resgate veicular com atendimento pré-hospitalar, mostrando para a comunidade aquilo que o bombeiro presta de serviço”, explica capitão.
Presenças
Um jantar dançante também foi realizado para festejar os 70 anos. “Nós tivemos um jantar dançante comemorado com a sociedade, com a comunidade iratiense e da região. Nesse jantar cerca de 700 pessoas participaram, tivemos também a entrega de medalhas comemorativas que foram feitas para os 70 anos”, fala o comandante.
Muitos nomes conhecidos estiveram presentes na solenidade que f

