Imposto de renda pode ser destinado ao Fundo do Idoso
Campanha quer conscientizar população sobre a possibilidade de doar parte do imposto de renda para fundo usados em projetos com idosos
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Irati iniciou uma campanha para conscientizar empresas e pessoas físicas sobre a possibilidade de destinar parte do imposto de renda para as ações voltadas a qualidade de vida da população idosa.
Dentre os projetos desenvolvidos a política da Pessoa Idosa, estão o Projeto Arte e Movimento, com o desenvolvimento de oficinas socioeducativas (Práticas Corporais e de Mobilidade Humana) para idosos na área rural e urbana.
Além disso, em breve iniciará as oficinas de práticas de memorização e Relaxamento. Também há a Oficina de resgate da memória dos das pessoas idosas de Irati e iniciará os projetos de inclusão digital e cursos de manuseio dos aparelhos tecnológicos.
Os contribuintes interessados em apoiar iniciativas em defesa dos direitos do idoso em Irati podem fazer doações por meio da destinação de parte do Imposto de Renda (IR).
De acordo com a legislação, pessoas físicas e jurídicas podem destinar uma parcela do imposto ao Fundo Municipal dos direitos do Idoso, que financia projetos relacionados ao cuidado e garantia dos direitos da pessoa idosa.
O limite global para doações previsto na Lei é de 1% do imposto devido para pessoa jurídica, e de 6% para pessoa física, conforme orientam as Instruções Normativas da Receita Federal nº 1.131, de 21 de fevereiro de 2011 e nº 267, de 23 de dezembro de 2002.
Trata-se de uma antecipação do pagamento do imposto de renda devido, que ao invés de ser recolhido aos cofres da União, é recolhido diretamente ao Fundo.
Pessoas físicas que fazem a declaração de IR pelo modelo completo podem destinar 6% do imposto devido até o mês de dezembro de cada ano.
As pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real destinam 1% do valor do imposto devido. Quem quiser apoiar deve depositar o valor destinado na conta bancária do Fundo até o dia 31 de dezembro.
Maiores informações para destinação através do telefone (42) 3907-3151.
Texto/Foto: Assessoria PMI

