Irati recebe 1º Festival Internacional Denise Stoklos

Por Redação 3 min de leitura

Evento acontecerá entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro

Entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro acontece, em Irati, a primeira edição do Festival Internacional Denise Stoklos (FIDS) de Solo Performance. O evento, que será realizado em diversos locais da cidade, inclusive em espaços abertos, vai reunir artistas locais, nacionais e internacionais.

Serão promovidos espetáculos, oficinas e palestras dentro de uma grande programação que tem curadoria de Denise Stoklos. Arte, cultura e educação sendo oferecidas de forma gratuita para a população.

Mostra Oficial FIDS

A Mostra Oficial FIDS recebe artistas convidados diretamente por Denise Stoklos para compor uma programação que contempla espetáculos criados com base na autoria, na experimentação, na potência de provocação e na pesquisa por novas linguagens. São artistas com espetáculos de extrema sofisticação e maturação.

Dentre os artistas estão: Denise Stoklos (Paraná), Júlio Adrião (Rio de Janeiro), Ederson Miranda (São Paulo), Diego Starosta (Buenos Aires) e Daniela Biancardi (São Paulo

A primeira programação será na terça-feira (27), no auditório da Unicentro, onde a atriz Denise Stoklos apresenta o Teatro para Crianças, às 19h. No espetáculo “Gênesis”, a atriz adentra o território cênico infantil para ler seu texto sobre a história do próprio teatro. O espetáculo aborda a metáfora do palco como um espelho lúdico do ciclo da vida, permitindo que o público transite entre diversas camadas de realidade e ficção. Com músicas e cantigas de rodas, compostas pelo violinista e arranjador Ricardo Herz, o público será convidado a uma bela experiência de poesia cênica acerca da infância.

Na quarta-feira (28), às 20h, também no auditório Denise Stoklos, da Unicentro, será apresentado o espetáculo “A Descoberta das Américas”, com texto de Dario Fo e interpretado por Júlio Adrião, que narra com ironia outra versão de nossa história, que leva o público a uma inesperada reflexão a respeito do período inicial da colonização do “novo mundo”. Classificação indicativa para maiores de 14 anos.

Já na quinta-feira (29) será a vez do espetáculo “Deuses: da origem do Universo à origem do teatro”, interpretado por Ederson Miranda. O espetáculo é uma epopeia cômica que reflete a respeito do surgimento do universo, do homem, das primeiras civilizações e do teatro. Fala a respeito de homens e deuses, das civilizações antigas e seus reflexos atuais. Deus criou o homem e a Terra? O universo surgiu do Big Bang? Será que o homem de hoje é realmente mais evoluído do que o homem de milênios atrás? Em que aspecto regredimos? Em que evoluímos? Essas são algumas das questões propostas pelo ator Ederson Miranda em seu solo, que já possui mais de dez anos de trajetória e circulação nacional. Classificação indicativa para maiores de 16 anos.

Na sexta-feira (30), às 20h, no auditório da Unicentro, será apresentado “Informe para uma academia: um ato teatral de Diego Starosta”. Baseado na história homônima de Franz Kafka e interpretado por Diego Starosta, o espetáculo encena a história de um sujeito que, imerso em uma situação intensa de sobrevivência, deixa de ser um macaco p