Moageira Irati apresenta novas instalações da fábrica de ração animal
Nova fábrica produzirá ração para gado de corte e de leite, gerando 30 empregos diretos
Na manhã de sexta-feira (26), a Moageira Irati apresentou à imprensa as novas instalações da sua fábrica de rações, localizada entre a BR 277 e BR 153, na entrada de Irati.
A nova fábrica faz parte do Projeto Industrial Integrado, realizado pela Moageira Irati há cerca de 10 anos, após a compra de uma área de 220 mil metros quadrados. “O objetivo é mostrar que estamos cumprindo mais uma fase e o foco principal da Moageira é mostrar que nós seguimos investindo de qualquer forma, independente da situação política ou econômica. Nós temos um plano de investimento de médio prazo e de longo prazo, que nós estamos cumprindo de qualquer forma”, comentou o diretor-presidente Marcelo Vosnika.
Produção
A fábrica será a responsável por produzir a nova linha de produtos de nutrição animal voltada ao gado de corte e de leite. Serão duas linhas de produtos, uma tradicional e outra premium, que reúnem 13 formulações de ração.
O supervisor técnico comercial e médico veterinário, Alex Michels, explica que os produtos abrangem várias etapas da criação. Para produtores de leite, os produtos abrangem desde a lactação. “Para os produtores de leite estão produtos desde a fase inicial, vacas em lactação, produtos específicos como para vacas secas que se chama pré-parto, e alguns produtos para animais em crescimento”, explica.
Já nos bovinos de corte, os produtos também visam uma diversificação. “Na parte de bovinos de corte nós desenvolvemos dois produtos para animais suplementados a pasto como em confinamento, e um produto – que nós chamamos de concentrado – que é um produto que você pode misturar o milho na propriedade e fazer uma ração na própria propriedade”, relata.
A fábrica atualmente está preparada para ter uma produção anual de 75 mil toneladas ao ano, mas já possui planos de expansão. “O projeto já está pronto para a segunda fase, que ela [fábrica] iria para 230 mil toneladas ano”, conta Marcelo.
As novas instalações estão preparadas para a venda do produto já ensacado. No entanto, um espaço fora da fábrica também foi preparado para a venda a granel, onde caminhões podem ser carregados com ração e levar diretamente ao produtor.
Pesquisa
A Moageira Irati realizou uma pesquisa com os produtores da região para conseguir entender as necessidades deles. “Nós notamos uma possibilidade do nosso trabalho aqui em Irati ter uma boa aceitação do público em cima do fato de que boa parte do custo da ração para o produtor é o transporte”, explica Alex. “A logística da ração é muito cara, então quanto mais próximo tiver é melhor”, conta Marcelo.
Desenvolvimento
A fábrica deverá gerar cerca de 30 empregos diretos, mas também deverá ajudar no desenvolvimento da região. Isso porque entre as principais matérias primas – milho, farelo de soja, farelo de trigo e aveia – há produtos produzidos na região.
“Eu tenho certeza que a utilização de 70%, 80% de matérias primas locais vai estimular muito a produção. Vamos ter oportunidade de fazer negócios com os produtores onde podemos adqui

