Festa do Pêssego do Pêssego 2018 terá participação de 15 fruticultores

Por Redação 3 min de leitura

Em reunião na tarde de quinta-feira (04), foram abordados e discutidos diversos aspectos da Festa do Pêssego 2018, tradicional evento iratiense que, este ano, acontecerá nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, no Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha.
Ao longo das edições da grande festa da fruticultura e gastronomia locais, que chega agora à 40ª edição, vários eventos foram se agregando ao eixo principal da promoção e, com isso, os preparativos foram se avolumando com o passar dos anos.
Este ano, a festa trará, como de costume, o melhor da produção de pêssego de Irati, que contará com 15 fruticultores, incluindo-se aqui também a ameixa e o morango, bem como a venda de seus subprodutos. A estimativa da safra 2018 é de 210 toneladas, das quais entre 15 e 20 deverão ser destinadas à festa.
O borrego no rolete – prato típico local que atrai apreciadores de todo o Paraná – também está garantido para o jantar de sexta (30/11) e almoços de sábado e domingo (01 e 02/12), onde calcula-se que, ao todo, serão servidas 1.500 refeições. O valor será de R$ 35 por pessoa.
Simultaneamente, tanto nos estandes internos do Pavilhão João Wasilewski, quanto em pontos externos específicos do parque aquático, acontecerá o Salão de Negócios, uma excelente vitrine para o comércio local, regional e estadual exporem seus produtos e serviços. Mais da metade dos espaços internos e vários externos já estão vendidos.
A Feira de Sabores, realizada pela Seab e Emater, também estará presente, com a proposta de tentar resgatar mais produtos locais. Demais atrativos, como parque infantil, praça de alimentação, atrações locais e shows também estão confirmados.
Participaram desta reunião de preparativos, além do prefeito Jorge Derbli, o Provopar Municipal que é entidade promotora do evento, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, que dão apoio direto à estrutura da promoção, SEAB, EMATER, secretarias de Esporte, Educação e Cultura e fruticultores locais.
 

Área coberta passará de 40 para 60 metros de extensão

A exemplo do que ocorreu em 2017, e agradou em cheio aos proprietários de food-trucks e principalmente ao público que foi assistir aos shows, nos três dias da Festa do Pêssego, voltará a ser instalada a tenda gigante em área próxima ao restaurante do borrego.
Formando um imenso corredor, a tenda protegeu tanto os comerciantes quanto a plateia do sol forte e pancadas de chuvas que são comuns nesta época de final de ano. A novidade foi bastante elogiada pelos visitantes.
Em razão disso, para a festa deste ano, a estrutura será ainda maior, passando dos 15×40 metros de 2017, para 16×60 metros para a festa 2018.
 

Encontro serviu também para explanação de opiniões

Esta reunião da Festa do Pêssego 2018 foi ocasião para apresentação de propostas e opiniões que solucionem problemas encontrados na edição anterior, e novidades que possam atrair mais público de fora do município.
Questões de estrutura, como estacionamento, climatizadores do pavilhão, e controle do acesso para carga e descarga dos expositores foram alguns dos assuntos debatidos.
Com relação ao restaurante do borrego, o prato