1º posto para abastecer veículos elétricos é instalado na região

Por Redação 3 min de leitura

Inauguração do eletroposto aconteceu nesta semana no Posto Anila, em Fernandes Pinheiro. Projeto na BR 277 oferece pontos para recarga de energia elétrica para carros elétricos

Com o objetivo de oferecer condições para que proprietários de carros elétricos possam usar os automóveis em viagens de longa distância, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (15) um eletroposto, no Posto de Combustíveis Anila, localizado na BR 277, em Fernandes Pinheiro.

O município é o quarto no estado a receber um eletroposto, que faz parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto prevê a instalação de 11 eletropostos ao longo da BR 277, entre Paranaguá e Foz do Iguaçu. O projeto está sendo implantado no Paraná em parceria com a Copel e a Itaipu Binacional.

 

O eletroposto em Fernandes Pinheiro é o primeiro fora das dependências da Copel e da Itaipu Binacional. Já foram instalados eletropostos em Curitiba, na sede da Copel no Km 3 da BR-277, em Paranaguá, na agência da Copel e em Foz do Iguaçu, instalado em frente ao Centro de Recepção de Visitantes da Usina de Itaipu. Os próximos devem ser instalados até o fim de novembro. Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul e Guarapuava estão na lista dos municípios que receberão um eletroposto.

Ao todo, serão R$ 5 milhões investidos pela Copel e R$ 550 mil pela Itaipu. Os recursos estão sendo usados nas instalações e também na pesquisa de componentes para a instalação de eletropostos, já que atualmente os componentes são importados.

Nos próximos dois anos em que o projeto estiver sendo desenvolvido, o abastecimento de carros elétricos nos eletropostos deverá ser gratuito. No Posto Anila, o motorista precisa solicitar ao gerente do local que libere o uso, para realizar o abastecimento.

 “Nossa expectativa é fomentar a circulação de veículos elétricos cada vez mais, permitindo o deslocamento do veículo a longa distância, e também ter o controle desses abastecimentos porque uma coisa é você ter um carro abastecendo, outra coisa é você ter, por exemplo, um local público onde você tenha 10 estações de recarga. Você ter a garantia que a qualidade de energia vai se manter, não prejudicando nem o motorista, nem o consumidor normal com eventuais desligamentos ou sobrecarga na rede”, destaca Zeno Nadal, da superintendência da Smart Grid e projetos especiais da Copel Distribuição.

A empresária Cleonice Schuck destacou a importância da participação da empresa Anila no projeto. “É um motivo de orgulho e de satisfação. Nós procuramos sempre atender bem os nossos clientes, procurando por inovações e esse projeto, acredito que veio a casar com a nossa forma de trabalho, com as nossas metas e objetivos, que são o excelente atendimento ao nosso cliente. Então, fazer parte desse projeto da Itaipu, com certeza, é motivo de muita satisfação e muito orgulho para toda a empresa Anila”, disse.

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, destacou que o projeto permitirá o deslocamento a longa distância dos motoristas com carros elétricos e que vai ao encontro das preocupações mundiais, em relação às mudanças climáticas. “Vem exatamente nesse sentido de favorecer essas ações em prol do meio ambiente. É uma energia limpa”, disse.

Mercado

A substituição do veículo a combustão pelo veículo elétrico t