Guia das eleições: O que o eleitor precisa saber e quais as principais mentiras que estão sendo ditas na tentativa de interferir no resultado das urnas?

Por Redação 3 min de leitura

No próximo domingo, 7 de outubro, eleitores de todo o Brasil irão às urnas escolher os seus representantes. O jornal Hoje Centro Sul preparou um guia com diversas informações para o eleitor se preparar para este dia.
 

Lembre-se!

A votação do 1º turno acontece no domingo, 7 de outubro, a partir das 8 horas até às 17 horas. A partir das 17 horas, não será mais possível votar.
Antes da votação
 

Não se esqueça de levar seus documentos!

Título de eleitor

Documento com foto – pode ser o RG, CNH ou qualquer outro documento oficial

Quem tiver o E-título no celular pode apenas apresentar este documento
 

O que é o E-título?

Quem tiver feito a biometria poderá usar o E-título na hora da votação. O E-título é uma espécie de título do eleitor no celular.  “Importante ressaltar a possibilidade de se utilizar o E-título, que contém todos os dados do título de eleitor e, ainda, a foto. Bastando sua apresentação para permitir a votação”, conta o chefe do Cartório Eleitoral de Irati, Dirceu Wrobel Junior.
Para fazer o E-título é necessário baixar o aplicativo E-Título oferecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Para usar, é necessário preencher todos os dados exatamente como estão no Cadastro Eleitoral. O seu título de eleitor possui muitas dessas informações que podem ajudar no preenchimento.
 

Onde voto?

“O eleitor pode conferir o local onde ele vota através dos sites do TSE (www.tse.jus.br), do site do TRE-PR (www.tre-pr.jus.br), através do aplicativo E-título ou entrando em contato com o Cartório Eleitoral. No dia das Eleições, nos locais de votação, também haverá listas relacionando as seções aos seus respectivos locais de votação”, explica Dirceu Wrobel Junior.
 

A escolha

É aconselhável que antes que de se dirigir ao local de votação, o eleitor anote em uma colinha os números de candidatos que escolheu. São seis candidatos e lembrar do número de todos eles sem a colinha é difícil. 
Neste ano, o eleitor terá que votar em dois senadores. O chefe do cartório eleitoral de Irati explica que não é possível votar duas vezes no mesmo candidato a senador. “O voto será anulado”, comenta Dirceu. Isto é, se o eleitor não quiser votar nulo, ele deverá escolher dois candidatos diferentes a senador.
O eleitor também possui uma ferramenta na internet para consultar os números dos candidatos. No sistema DivulgaCandContas (http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/) o eleitor poderá ver a lista dos candidatos e conferir além do número, mais informações como prestação de contas e programas de governo. Para conferir os candidatos estaduais, é preciso selecionar o estado de votação. Para conferir candidatos nacionais, é preciso selecionar Brasil.
Preencha sua colinha:
Imagem – colinha
 

Voto branco ou nulo não cancela eleição 

O voto nulo acontece quando o eleitor apenas digita um número inválido e aperta confirma. Já o voto em branco acontece quando o eleitor aperta